Home / O I Ching / O que são os Hexagramas

O que são os Hexagramas

Os hexagramas

Hexagrama é o nome dado, nas versões ocidentais, a cada um dos 64 símbolos que constituem o I Ching. São símbolos abstratos, mas que com o tempo se tornam compreensíveis aos que se interessam e têm contato com o Livro.

O hexagrama é formado por seis linhas superpostas, contadas de baixo para cima, que podem ser inteiras Linha Inteira - Yang ou partidas Linha Interrompida - Yin , também designadas linhas cortadas ou interrompidas.

O que são os Hexagramas do I Ching
Neste exemplo, na base do hexagrama está o trigrama Lago e, no topo, o trigrama Trovão.

 

Essa combinação de linhas inteiras e partidas tem uma característica notável: constitui talvez a mais antiga estrutura simbólica a utilizar o sistema binário, o mesmo que, modernamente, é aplicado na linguagem dos computadores. A linha inteira ou cheia Linha Inteira - Yang pode ser traduzida pelo algarismo 1, a passagem da corrente, o sim, o positivo, enquanto que a linha interrompida ou cortada Linha Interrompida - Yin  será representada pelo algarismo 0, a interrupção da corrente, o não, o negativo.

O número máximo de combinações possíveis dessas duas linhas em seis posições é 64. Tradicionalmente, porém, ao se estudar a composição dos hexagramas, parte-se dos  trigramas. Como está explicado no tópico O que são os Trigramas, os hexagramas são melhor compreendidos como combinação dos símbolos básicos com três linhas. É a partir dos oito trigramas que se constroem os hexagramas: 8 x 8 = 64.

Tabela dos hexagramas

Quando consultamos o oráculo e realizamos o sorteio, o trabalho de encontrar o número do hexagrama sorteado é bastante facilitado com a consulta à tabela dos hexagramas.

Tabela para identificar os Hexagramas do I Ching

Com a ajuda dessa tabela, podemos reconhecer no exemplo o hexagrama citado no início –  54. O Casamento da Jovem – que ele tem o trigrama inferior Tui-Lago e o trigrama superior Chen-Trovão.

Significado dos Hexagramas do I Ching

Sobre Constantino K. Riemma

Constantino K. Riemma
É autor de diversos textos sobre I Ching, Astrologia e Tarô. Trabalha como Terapeuta há 20 anos utilizando estas linguagens simbólicas como ferramenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *