Home / Significado dos 64 Hexagramas / Hexagrama 57 – A Suavidade

Hexagrama 57 – A Suavidade

 

O Significado do hexagrama 57 do I Ching 'A Suavidade'O oráculo

Suavidade. Sucesso através do que é pequeno.
É favorável ter um objetivo e procurar o grande homem.

Interpretação

O princípio da suavidade, que o hexagrama retrata, inclui ainda a idéia de humildade, de penetração, e de ceder. O Livro lembra que para cumprir a vontade do céu é preciso completa submissão. A suave penetração produz efeitos graduais, quase imperceptíveis; são porém os mais consistentes e duradouros.

Está prometido o sucesso, não porém mediante a imposição da própria vontade, mas pela receptividade que se deixa tocar pelas circunstâncias e pelas necessidades dos que se encontram ao redor. Nos momentos difíceis da vida, a humildade diante das forças que o ultrapassam constitui a virtude que ajuda o homem a encontrar o apoio dos outros e um novo rumo.
A orientação do oráculo, para mantermos um objetivo e procurarmos o grande homem, indica que mesmo uma pequena força poderá obter grandes resultados se estiver sob orientação de alguém sábio e verdadeiramente capaz. A persistência e a determinação, exercidas com cautelosa suavidade, sob inspiração da justiça e do equilíbrio, propiciam o sucesso.

Conselho

O homem nobre transmite suas ordens a todos e executa suas tarefas de acordo com a vontade do céu.

Interpretação

Para um empreendimento coletivo alcançar plena realização, é necessário que o pensamento do dirigente penetre na alma do povo. Para tanto, sua influência deve ser contínua e compreensível. O líder orienta e explica com clareza os propósito almejados; se ele está a serviço de metas superiores terá o poder de executar suas obrigações com perfeição.

____________________________________

Linhas móveis

Linha móvel (seis) na primeira posição significa:

Ao avançar e ao retroceder,
é favorável perseverança de um guerreiro.

A suavidade de caráter de um homem pode muitas vezes levá-lo à indecisão. Não se sentindo forte o suficiente para avançar resolutamente, surgem mil dúvidas. Todavia, ele não deseja a retirada, hesita e, em sua indecisão, ora avança, ora recua. Nesse caso é necessário tomar uma decisão com a firmeza de um guerreiro para que se possa cumprir com rigor o que a ordem exige.

A disciplina decidida é preferível à indecisão complacente.

Linha móvel (nove) na segunda posição significa:

Penetração sob a cama.
Sacerdotes e magos são utilizados em grande número.
Boa fortuna! Nenhuma culpa.

Às vezes se tem que lidar com inimigos ocultos, influências impalpáveis que se ocultam nos mais obscuros recantos. De seu esconderijo, procuram sugestionar as pessoas. Nestes casos, é necessário persegui-los até os seus esconderijos mais secretos, para que se possa, então, identificar a natureza das influências em questão. Essa é a tarefa dos sacerdotes. Eliminá-las é o encargo dos magos. O caráter anônimo dessa conspiração exige um empenho especialmente vigoroso e incansável que, porém, encontrará ampla recompensa. Pois uma vez trazidas à luz e identificadas, essas influências furtivas perdem seu poder sobre as pessoas.

Linha móvel (nove) na terceira posição significa:

Penetração repetida.
Humilhação.

Uma reflexão penetrante não deve ser levada longe demais, sob pena de prejudicar a capacidade de decisão. Após analisar a fundo um assunto, é necessário tomar uma decisão e agir. A repetida reflexão acaba despertando novas dúvidas e assim conduz à humilhação, pois o homem se mostra incapaz de agir.

Linha móvel (seis) na quarta posição significa:

O remorso desaparece.
Durante a caçada, três espécies de caça são capturadas.

Quando a posição de responsabilidade e a experiência acumulada levam um homem a combinar sua modéstia a uma ação enérgica, grande sucesso é alcançado. Os três tipos de caça destinavam-se às oferendas aos deuses, para servir aos convidados e para o consumo diário. Quando as presas eram adequadas a essas três finalidades, a caçada era considerada especialmente bem sucedida.

Linha móvel (nove) na quinta posição significa:

A perseverança traz boa fortuna.
O arrependimento desaparece.
Nada que não seja favorável.
Nenhum começo, porém um fim.
Antes da mudança três dias.
Depois da mudança três dias.
Boa fortuna!

Em contraste com o hexagrama 18 – “Trabalhar o que se corrompeu”, onde se devia criar um ponto de partida totalmente novo, aqui se trata apenas de reformas. O começo não foi bom, mas chega um momento em que se pode tomar um novo rumo. São necessárias mudanças e melhorias. Isso requer constância, isto é, um ânimo justo e firme. Assim haverá êxito e o remorso desaparecerá. Mas é importante ter em mente que tais melhorias exigem uma cuidadosa reflexão. Antes de se efetuar a mudança é necessária uma repetida reflexão. Após concluí-la deve-se, ainda, durante algum tempo, observar com atenção, verificando como essas melhorias funcionam quando postas em prática. Esse trabalho cuidadoso é acompanhado de boa fortuna.

Linha móvel (nove) na sexta posição significa:

Penetração debaixo da cama.
Ele perde seus bens e seu machado.
A perseverança traz infortúnio.

A compreensão de um homem é suficientemente penetrante. Ele persegue as influências nocivas até os recantos mais secretos. Porém, já não tem mais forças para combatê-las com decisão. Nesse caso, qualquer tentativa de penetrar no domínio próprio das trevas só poderá ser prejudicial.

Sobre Constantino K. Riemma

Constantino K. Riemma
É autor de diversos textos sobre I Ching, Astrologia e Tarô. Trabalha como Terapeuta há 20 anos utilizando estas linguagens simbólicas como ferramenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *