Home / Significado dos 64 Hexagramas / Hexagrama 48 – O Poço

Hexagrama 48 – O Poço

O Significado do hexagrama 48 do I Ching 'O Poço'

O oráculo

O Poço. Pode-se mudar uma cidade, mas não um poço.
O poço não aumenta nem diminui.
As pessoas vão e vêm e recolhem a água.
Se antes de a corda alcançar a água, o cântaro se quebra,
isso traz infortúnio.

Interpretação

O poço representa a fonte que atende as necessidades mais primordiais dos seres, e que permanece inalterada desde a mais remota antigüidade. Mudam-se os usos e os costumes, os estilos de comportamento e as expressões culturais, mas a forma do poço continua a mesma, simbolizando as necessidades imutáveis da existência humana.

O poço também representa a sustentação inesgotável da vida, que persiste pelas gerações sucessivas. É uma fonte estável, confiável, sempre disponível. Simboliza igualmente os talentos ocultos, numa pessoa ou na sociedade, que exigem algum tipo de esforço e atenção para virem à tona e se desenvolverem.

A menção ao cântaro que se quebra representa uma enérgica advertência do Livro quanto à atenção a ser dada ao momento em que nos encontramos. Todo cuidado é pouco. Gestos precipitados, ou o descuido de não cumprir inteiramente as obrigações assumidas, podem comprometer irremediavelmente a situação em que nos encontramos.

Conselho

O homem nobre encoraja o povo em seu trabalho e incentiva a ajuda mútua.

Interpretação

O modelo que o Livro nos oferece para fazer face à situação do momento é o de buscar uma totalidade orgânica, incentivando que cada parte conheça o melhor possível as necessidades do conjunto. A visão do todo favorece o espírito de solidariedade em benefício do todo e de todos.

____________________________________

Linhas móveis

Linha móvel (seis) na primeira posição significa:

Não se bebe a água barrenta do poço.
Nem os animais vêm a um poço velho.

Quando alguém vaga por uma região de depressões pantanosas, sua vida submerge no lodo. Tal pessoa perde todo significado para a humanidade. Aquele que assim se põe a perder não é mais procurado pelos outros. Ao final ninguém mais se importa com ele.

Linha móvel (nove) na segunda posição significa:

Atirar-se nos peixes à entrada do poço.
A cântaro está quebrado e vazando.

A água é limpa, mas não está sendo utilizada. Assim só os peixes vivem no poço e quem dele se aproxima o faz apenas para pescar. Mas o cântaro está quebrado e não se pode manter os peixes nele.

Isso descreve a situação de alguém que tem boas qualidades, mas as negligência. Ninguém se preocupa com ele. Como conseqüência ele se corrompe interiormente. Associa-se a homens inferiores e já não pode mais realizar nada de valor.

Linha móvel (nove) na terceira posição significa:

O poço foi limpo, mas não se bebe dele.
Este é o pesar de meu coração,
pois se poderia usufruir dele.
Caso o rei fosse lúcido, se poderia
compartilhar a boa fortuna.

Existe aqui um homem capaz. Ele se semelhante a um poço que foi limpo e de cujas águas se pode beber. No entanto não está sendo utilizado. Essa é a tristeza daqueles que o conhecem. Seria desejável que o príncipe fosse posto a par do que ocorre, pois isso traria boa fortuna a todos.

Linha móvel (seis) na quarta posição significa:

O poço está sendo revestido.
Nenhuma culpa.

Não se pode utilizar um poço enquanto ele está sendo revestido. Este trabalho, no entanto, não é em vão; graças a ele a água permanece límpida. Na vida também há períodos em que o homem precisa se reorganizar. Durante este tempo ele não pode fazer nada pelos outros. Mesmo assim seu trabalho é valioso. Desenvolvendo suas forças e habilidades através do aprimoramento interno, ele poderá realizar muito mais no futuro.

Linha móvel (nove) na quinta posição significa:

No poço há uma nascente límpida e fresca
da qual se pode beber.

Um poço em cujo interior há uma fonte que verte a água da vida é, sem dúvida, um bom poço. Um homem que tenha virtudes semelhantes nasceu para ser salvador e líder da humanidade. Ele possui a água da vida. No entanto, o presságio “boa fortuna” é aqui omitido. O decisivo em relação a um poço é que sua água seja retirada. A melhor água permanece sendo apenas uma possibilidade de alívio para os seres humanos enquanto não for retirada. O mesmo ocorre em relação aos líderes da humanidade; o importante é que se bebe de sua fonte, e que suas palavras sejam aplicadas à vida.

Linha móvel (seis) na sexta posição significa:

Retira-se água do poço sem impedimentos.
Pode-se confiar nele.
Suprema boa fortuna!

O poço existe para todos. A ninguém é proibido retirar água. Não importa quanto venham, todos encontram o que necessitam, pois se pode confiar no poço. Nele há uma fonte que nunca seca. Por isso o poço representa uma grande boa fortuna para todo o país. O mesmo ocorrer com o homem verdadeiramente grande, em sua inesgotável riqueza interior; quanto mais as pessoas vêm buscá-la, tanto mais ela se engrandece.

Sobre Constantino K. Riemma

Constantino K. Riemma
É autor de diversos textos sobre I Ching, Astrologia e Tarô. Trabalha como Terapeuta há 20 anos utilizando estas linguagens simbólicas como ferramenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *