Home / Significado dos 64 Hexagramas / Hexagrama 46 – Crescimento (Ascensão)

Hexagrama 46 – Crescimento (Ascensão)

Significado do Hexagrama 46 do I Ching 'Crescimento - Ascensão'O oráculo

Crescimento ascendente. Sucesso supremo!
É essencial encontrar o grande homem para afastar a ansiedade.
Progredir para o sul traz boa sorte.

Interpretação

É o momento oportuno para os fracos subirem, graças à união da suavidade e da aceitação. Embora nossa posição atual não seja a ideal, se soubermos aproveitar as oportunidades conseguiremos ser bem sucedidos. O importante é mantermos a sinceridade e a humildade, e estarmos atentos para aprender com o processo de ascensão.

O oráculo afirma que devemos ir ao encontro de pessoas mais bem situadas que nós. Se permanecemos sinceros encontramos acolhimento e boa vontade. Não há razão para qualquer temor, e grandes bênçãos serão obtidas.

Progredir para o sul significa colocar-se em ação, começar a trabalhar, porque é esse o caminho da boa sorte. Para ascender com êxito, precisamos de um objetivo claro e de ânimo para seguir em frente.

Conselho

O homem nobre segue o caminho da virtude: acumula as pequenas coisas para alcançar o que é grande e elevado.

Interpretação

O crescimento orgânico, o desenvolvimento interior ou a ascensão no mundo dos homens não se faz num único salto. Ao contrário, para que o homem se torne firme e confiável, seu crescimento e ascensão devem ser gradativos, sustentados pela dedicação e persistência.

____________________________________

Linhas móveis

Linha móvel (seis) na primeira posição significa:

A ascensão que encontra confiança traz grande boa fortuna.

Esta é a condição inicial de ascensão. Assim como a madeira extrai abaixo, pelas raízes, a força de seu crescimento, assim também a força necessária à ascensão tem sua origem numa posição humilde e anônima. Mas há uma afinidade essencial com os governantes acima. e essa empatia gera a confiança necessária para a realização de algo.

Linha móvel (nove) na segunda posição significa:

Quando se é sincero
é favorável trazer mesmo uma pequena oferenda.
Nenhuma culpa.

Aqui se pressupõe a presença de um homem forte. Há uma incompatibilidade entre ele e seu meio ambiente, por ser rude e pouco afeito aos formalismos. Mas como é sincero e íntegro, encontra apoio e não chega a ser prejudicado por sua falta de polidez. Aqui a sinceridade é decorrente de sólidas qualidades de caráter, enquanto que na linha correspondente do hexagrama anterior ela era resultante de uma inata humildade interna.

Linha móvel (nove) na terceira posição significa:

Ascendendo ao interior de uma cidade vazia.

Aqui desaparecem todos os obstáculos que vinham impedindo o avanço. Tudo se processa com incrível facilidade. Então, sem hesitar, ele segue adiante nesse caminho para usufruir do sucesso. A uma visão externa tudo parece estar em perfeita ordem. No entanto, o texto não faz qualquer menção à boa fortuna, o que poderia despertar dúvida quanto à duração de tal sucesso livre de obstáculos. Mas não é sábio deixar-se envolver por tais apreensões, pois isso apenas inibiria a força. Ao contrário, deve-se aproveitar as condições favoráveis do momento.

Linha móvel (seis) na quarta posição significa:

O rei apresenta oferendas no monte Ji.
Boa fortuna. Nenhuma culpa.

O monte Ji está situado no oeste da China, terra natal do lendário Rei Wen. Naquela época, o Rei Wen apresentou seus mais ilustres auxiliares ao deus da montanha de sua terra natal e cada um deles teve direito a um lugar na sala dos antepassados, junto ao governante. Isso indica a etapa em que a ascensão alcança sua meta. O homem se torna célebre entre os deuses e os homens, é recebido entre aqueles que são o sustentáculo da vida espiritual da nação, conquistando, assim, importância imorredoura.

Linha móvel (seis) na quinta posição significa:

A perseverança traz boa fortuna.
Ascendendo por degraus.

Para alguém que progride ininterruptamente é importante não se deixar embriagar com o êxito. É justo em meio aos grandes sucessos que se deve permanecer sóbrio, sem tentar queimar etapas, prosseguindo de forma lenta, gradual, quase hesitante. Somente tal progresso calmo e constante, livre de precipitação, conduz ao objetivo.

Linha móvel (seis) na sexta posição significa:

Ascender em meio à escuridão.
É favorável uma perseverança tenaz.

Quem avança às cegas demonstra estar seduzido pelo êxito. Conhece o progresso, mas não a retirada. Isso provoca exaustão. O importante neste caso é ter sempre em mente a necessidade de manter uma atitude conscienciosa e firme. Só assim é possível libertar-se de impulsos cegos que são sempre prejudiciais.

Sobre Constantino K. Riemma

Constantino K. Riemma
É autor de diversos textos sobre I Ching, Astrologia e Tarô. Trabalha como Terapeuta há 20 anos utilizando estas linguagens simbólicas como ferramenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *