Os oito Trigramas do I Ching
Os oito trigramas do I Ching – os símbolos formados por três linhas – são os componentes básicos dos hexagramas. É a partir de seus atributos que se deduzem o sentido e os diferentes significados de cada um dos 64 hexagramas.
Os trigramas – designados gua em chinês – também são estudados em seu conjunto e não apenas para compor o conteúdo dos hexagramas. Os mestres chineses são hábeis em traduzir os ciclos coletivos e individuais, bem como deduzir a conduta oportuna a partir das diferentes distribuições circulares dos oito trigramas.
A sequência dos trigramas, na ilustração acima, é denominada Ordem do Céu Posterior ou Ordem Interna do Mundo e indica o ciclo de fenômenos tal como podem ser observados na natureza.
As linhas ying e yang que constituem os trigramas
Nos símbolos do I Ching com três linhas – trigramas – e nos símbolos com seis linhas – hexagramas – , as linhas inteiras simbolizam as qualidades do princípio yang, ou seja, o ativo, o positivo, o céu, o homem, o luminoso, o quente, o firme. As linhas interrompidas simbolizam o princípio yin, cujos atributos são: receptivo, negativo, terra, mulher, sombrio, frio, maleável.
Tal como aparece descrito no Gênesis da tradição judaico-cristã, em que o Criador separa o céu da terra e reúne as águas numa só massa, a criação se faz por um processo de polarização, ou seja, a partir da separação das energias adormecidas no Caos primordial. Tal como é ensinado em todas as tradições, a manifestação se processa mediante a dança ou luta infindável entre as duas polaridades: yang e yin, positiva e negativa, masculina e feminina, diurna e noturna, e assim por diante.
Esse jogo de forças está representado no conhecido símbolo chinês do Tai Chi, que aparece no centro da ilustração acima, rodeado pelos oito trigramas. A sua parte branca simboliza a força criativa, masculina, ativa, yang, e a parte negra a força receptiva, feminina, passiva, yin. Os dois pequenos pontos de cor oposta, na porção mais larga de cada metade, revelam que a intensificação máxima de um pólo já traz o germe da forma oposta complementar. Nada permanece estático no mundo da manifestação. Quando uma qualidade se intensifica, ela tende a se transformar (ou se mover) em direção à qualidade oposta, gerando a eterna dança das polaridades.
Tal situação de intensidade que gera a mutação para a qualidade oposta é representada, no caso do I Ching, pelas linhas móveis ou linhas em mutação. Estas podem ser tanto yin quanto yang. Uma linha yang móvel é representada por , e uma linha yin móvel por .
As duas forças primordiais do universo – o yang e o yin – estão sempre presentes, em proporções variáveis, em todas as coisas existentes. Qualquer fenômeno ou acontecimento contém essa polaridade fundamental, que vai se modificando no tempo e no espaço. A própria vida resulta do jogo dessas forças em permanente processo de transformação.
Os santos sábios ancestrais compreendiam as leis da transmutação que atuam igualmente no céu, na terra e no homem. É por isso que podiam prever os acontecimentos e agir de modo adequado, no momento oportuno. Eles são exemplos e modelos para o nosso esforço evolutivo.
Nomes e resumos de atributos dos trigramas
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Comments (2)
Bom dia. No texto acima é dito “A sequência dos trigramas, na ilustração acima, é denominada Ordem do Céu Posterior”, porém o Baguá apresentado na imagem é o do Céu Anterior, o do Perfeito Equilíbrio.
Confira outros textos, como o da Bete Fontes: https://iching.com.br/formacao-das-linhas-dos-hexagramas/. Lá você poderá confirmar que essas designações são confirmadas na tradução de Richar Wilhelm.