Técnicas variadas de sorteio
Existem vários procedimentos para o sorteio dos hexagramas do Livro das Transformações. Além das técnicas mais antigas conhecidas — com moedas e com a manipulação de 50 varetas — encontramos várias alternativas tradicionais e modernas.
É citado, por exemplo, que alguns consultores tradicionais montavam o hexagrama levando em conta os trigramas referentes ao horário em que o consulente chegava e a natureza de sua questão. Também há referências que algumas pessoas simplesmente abrem o I Ching ao acaso e leem o hexagrama que aparecer.
Técnicas recentes, como o sorteio via Internet (processos randômicos), mostraram-se de grande ajuda, como pode ser comprovado pelos sorteios online de I Ching oferecido em nosso portal. Toda essa variedade de técnicas mostra que o essencial não está na forma mas, sim, na disposição receptiva do consulente para ouvir os bons conselhos ancestrais.
Modernamente apareceram baralhos com 64 cartas representando os hexagramas do I Ching. Constituem alternativas que facilitam a indicação dos hexagramas, cujo texto completo pode ser lido nos livros. Veja detalhes e exemplos em: Consulta com cartas