Os hexagramas
Hexagrama é o nome dado, nas versões ocidentais, a cada um dos 64 símbolos que constituem o I Ching. São símbolos abstratos, mas que com o tempo se tornam compreensíveis aos que se interessam e têm contato com o Livro.
O hexagrama é formado por seis linhas superpostas, contadas de baixo para cima, que podem ser inteiras ou partidas , também designadas linhas cortadas ou interrompidas.
Essa combinação de linhas inteiras e partidas tem uma característica notável: constitui talvez a mais antiga estrutura simbólica a utilizar o sistema binário, o mesmo que, modernamente, é aplicado na linguagem dos computadores. A linha inteira ou cheia pode ser traduzida pelo algarismo 1, a passagem da corrente, o sim, o positivo, enquanto que a linha interrompida ou cortada será representada pelo algarismo 0, a interrupção da corrente, o não, o negativo.
O número máximo de combinações possíveis dessas duas linhas em seis posições é 64. Tradicionalmente, porém, ao se estudar a composição dos hexagramas, parte-se dos trigramas. Como está explicado no tópico O que são os Trigramas, os hexagramas são melhor compreendidos como combinação dos símbolos básicos com três linhas. É a partir dos oito trigramas que se constroem os hexagramas: 8 x 8 = 64.
Tabela dos hexagramas
Quando consultamos o oráculo e realizamos o sorteio, o trabalho de encontrar o número do hexagrama sorteado é bastante facilitado com a consulta à tabela dos hexagramas.
Com a ajuda dessa tabela, podemos reconhecer no exemplo do hexagrama citado acima – 54. O Casamento da Jovem – que ele é composto pelo trigrama inferior Tui-Lago e pelo trigrama superior Chen-Trovão.
Comment (1)
Gratidão pelo trabalho.Estou conhecendo e gostei muito.Deus os abençoe sempre.