O oráculo
Entusiasmo. É favorável nomear auxiliares
e pôr os exércitos em marcha.
Interpretação
O hexagrama fala também da alegria, da felicidade e dos lazeres. Outro sentido é o do repouso, particularmente o repouso mental quando se está absolutamente confiante de que a decisão tomada é adequada.
O entusiasmo resulta da ação correta. Em razão de a terra e o céu agirem de acordo com o que é correto, o Sol e a Lua permanecem em seus cursos e as estações chegam no tempo certo. O homem sábio, de igual modo, por agir de acordo com o que é correto e saber ajustar suas instruções ao caráter dos homens que o cercam, raramente precisa impor alguma coisa e as pessoas o seguem com alegria.
O bom senso e o sentido prático dão base concreta para o entusiasmo, e tudo entra em acordo, principalmente quando a animação se volta para o desenvolvimento de um projeto no qual a mobilização das pessoas tem um papel fundamental. Caso contrário, sem veracidade e firmeza, o entusiasmo pode se reduzir a uma euforia passageira sem a menor força de realização a longo prazo.
Conselho
Os reis da antigüidade compunham música solene para venerar as dádivas celestes e faziam sacrifícios ao Senhor do Céu para serem dignos de seus ancestrais.
Interpretação
O Livro oferece um modelo imemorial para empreendermos alguma coisa de maior amplitude que nossos próprios interesses pessoais. Os projetos de grande alcance humano não se concretizam sem ajuda das forças protetoras do Céu. O homem com aspirações mais altas cultiva o sentimento de veneração pelas qualidades que o ultrapassam.
“O entusiasmo se manifesta espontaneamente no canto, na dança, pelo efeito inspirador do som invisível que emociona os corações dos homens”. (Wilhelm)
____________________________________
Linhas móveis
Linha móvel (seis) na primeira posição significa:
Entusiasmo que se expressa traz infortúnio.
Um homem em posição inferior mantém relações com a aristocracia e se vangloria disso. Essa arrogância acarreta inevitável infortúnio. O entusiasmo nunca deve ser um sentimento egoísta; só se justifica quando tem um caráter universal unindo o indivíduo aos demais.
Linha móvel (seis) na segunda posição significa:
Firme como uma rocha. Nem um dia inteiro.
A perseverança traz boa fortuna.
Aqui se descreve alguém que não se deixa enganar por ilusão alguma. Enquanto outros se deslumbram com o entusiasmo, ele reconhece claramente os primeiros sinais do tempo. Assim, não adula os que se encontram acima, nem negligencia os que se encontram abaixo. Ele é firme como uma rocha. Quando os primeiros sinais de discórdia surgem, ele percebe o momento próprio à retirada e não se retarda um dia sequer. A perseverança em tal conduta traz boa fortuna.
Linha móvel (seis) na terceira posição significa:
O entusiasmo que ergue o olhar traz arrependimento.
Hesitação traz arrependimento.
Esta linha é o oposto da precedente; enquanto lá há independência, aqui se ergue o olhar para o líder com entusiasmo. Se um homem hesita demais, se arrependerá. Ele deve perceber o momento certo para a aproximação. Só assim acertará.
Linha móvel (nove) na quarta posição significa:
A fonte do entusiasmo. Ele alcança grandes coisas.
Não duvide. Os amigos juntam-se à sua volta
assim como o grampo junta o cabelo.
Aqui se descreve um homem capaz de provocar entusiasmo através de sua segurança e ausência de dúvidas. Ele atrai as pessoas porque não hesita e é inteiramente sincero. Por confiar nelas, conquista sua entusiástica colaboração e atinge o sucesso. Assim como um grampo junta os cabelos, mantendo-os unidos, assim também ele reúne os homens em virtude do apoio que lhes dá.
Linha móvel (seis) na quinta posição significa:
Persistentemente doente,
mas ainda assim não morre.
Aqui o entusiasmo está impedido. Alguém se encontra sob uma constante pressão que não lhe deixa respirar livremente. Porém, nessas circunstâncias tal pressão é uma vantagem, pois impede o homem de consumir suas forças num entusiasmo vazio. Essa pressão constante pode contribuir, então, para mantê-lo vivo.
Linha móvel (seis) na sexta posição significa:
Entusiasmo ofuscado.
Mas se depois da conclusão o homem se modifica,
não há culpa.
Não é aconselhável que o homem se deixe iludir pelo entusiasmo. Mas caso esta ilusão seja um fato passado e se ele ainda for capaz de se modificar, ficará livre de culpa. Tomar consciência de uma falso entusiasmo é algo possível e muito favorável.
Comments (6)
As chamadas “Dez Asas” foram escritas pelo famoso sábio Confúcio, responsável pelo nome “Ching” da obra. Quem trouxe O Livro das Mutações para o mundo ocidental foi o tradutor alemão Richard Wilhelm, em 1923, depois de quase 10 anos de trabalho. Yung era o seu amigo e fez o prefácio. Acho importante colocar isso na introdução desta tradução.
E quanto a linha móvel (nove) na quinta posição:
Veja como levar em conta as linhas móveis: https://iching.com.br/como-interpretar-o-i-ching
Eliane, consulte o breve histórico do I Ching disponível no site:
https://iching.com.br/o-que-e-o-i-ching/
https://iching.com.br/origem-do-i-ching/
Não existem autores nominais dos hexagramas originais e o que pode. hoje, ser creditado é o nome dos diferentes tradutores dos originais.
Os textos dos hexagramas, no site, foram compilados a partir das traduções mais reconhecidos às línguas ocidentais, que estão devidamente divulgadas. E quando ocorre alguma citação, os autores dos livros são indicados.
Onde estão os nomes dos autores destes textos?
Eliane, consulte o breve histórico do I Ching disponível no site:
https://iching.com.br/o-que-e-o-i-ching/
https://iching.com.br/origem-do-i-ching/
Não existem autores nominais dos hexagramas e o que pode. hoje, ser creditado é o nome dos diferentes tradutores dos originais.
Os textos dos hexagramas, no site, foram compilados a partir das traduções mais reconhecidos às linguas ocidentais, que estão devidamente divulgadas. E quando ocorre alguma citação, os autores dos livros são indicados.