Os meios para obter as respostas
Para se obter do I Ching uma orientação específica, existem várias maneiras de encontrar o hexagrama que responderá à nossa questão. Alguns recorrem ao modo direto e simples de abrir o Livro das Transmutações ao acaso, enquanto outros preferem um sistema mais elaborado, que exige o manuseio de 50 varetas. A forma tradicional mais simples de sorteio utiliza três moedas.
O I Ching não exige rituais. Podemos imaginá-lo como um bom e sábio senhor que, sem formalidades, está antes de mais nada interessado em dar a melhor ajuda possível a quem o procura. Muitos consulentes, no entanto, sentem necessidade de algum ritual, por mais simples que seja. Acender incenso, fazer orações ou se recolher em silêncio constituem recursos benéficos para abrir a receptividade. Nesse caso, o recomendável é que a pessoa permaneça dentro de sua própria linha de crença e de práticas, pois o I Ching nada requer de artificial para o consulente.
O cuidado mais importante é o de refletirmos sobre a nossa questão e deixar que ela fique o mais clara possível para nós mesmos. É por esse motivo que algumas pessoas reservam um caderno próprio para registrar suas dúvidas, suas questões. Feito o sorteio, anotam a resposta e, eventualmente, o que entenderam dela. Com isso, dispõem de material para avaliar os prognósticos, validar o que o Livro indica e, ainda, ganhar confiança nas orientações recebidas.
Consultas online
Os portais www.iching.com.br e Clube do Tarô oferecem o recurso bem prático de sorteio do I Ching online.
Quando a internet começou a ganhar espaço, algumas pessoas questionavam se um oráculo tão sério e tão tradicional como o I Ching seria compatível com a tecnologia. Os anos e anos de experiências, porém, demonstraram que também esse processo via internet é confiável e de grande auxílio. Constitui mais uma prova que as forças sutis de ajuda nos chegam por todos os meios disponíveis!
Deixe um comentário