A formulação das perguntas ao I Ching
Tudo fica mais fácil quando entendemos o I Ching como expressão viva e generosa do Velho Sábio, ao qual podemos recorrer sempre que necessitarmos. Não cabe diante dele sentimentos de apreensão ou de respeito exagerado, que acabariam nos afastando de sua boa influência. Para este mestre compassivo e justo, toda pergunta, mesmo a de aparência mais simples, terá boa acolhida se for colocada com sinceridade.
Como a linguagem do livro é simbólica, suas respostas às nossas questões deverão ser interpretadas em função do assunto que estamos tratando. Muitos iniciantes sentem dificuldade para entender a mensagem porque reduzem suas consultas apenas a perguntas do tipo “sim ou não”: “Vai dar certo?”, “Vou ganhar?”, “A pessoa é confiável?” Na verdade, o oráculo orienta o consulente para compreender a situação e alcançar o melhor resultado possível, indo além das limitações de um mero sim ou não. Podemos afirmar que o I Ching não tem dificuldade em entender nossas dúvidas e preocupações; ao contrário, somos nós que necessitamos aprender o modo justo de nos posicionar e de refletir sobre o caminho para fazer face aos desafios.
Uma pessoa, por exemplo, que se encontra adoentada, obterá uma resposta mais útil se perguntar sobre o quadro em que se encontra e os cuidados para a cura, indo além da simples confirmação do que ela já está sabendo… A postura mais eficaz de consulta, portanto, é a de expor a questão da maneira clara e pedir uma orientação ou prognóstico para o que nos importa no momento.
Uma sugestão para aqueles que desejam desenvolver a compreensão dos símbolos e ganhar confiança: reserve um caderno para anotar suas questões, resumindo os pontos mais importantes. Feita a consulta, registre os hexagramas oferecidas como resposta do oráculo. Se anotar também qual foi a sua conclusão, reunirá com o tempo as experiências para entender concretamente como as situações se desenrolaram e, assim, comprovar o que o Livro indica.
Em resumo: procure ir além do sim ou não. Tente deixar claro o que se encontra em questão, a real natureza da sua dúvida ou de seu sofrimento. Leia a resposta dada pelo I Ching como uma analogia, como um símbolo a ser aplicado para esclarecer a situação e, mais ainda, indicar o caminho para superar os obstáculos.
Recomendamos a leitura dos artigos ‘Como Formular a Pergunta‘ e ‘Como Interpretrar o I Ching‘.
Comments (4)
Muito boa orientação, mestre!
Aos poucos estou entendendo, mas preciso aprofundar mais em relação a minha história de vida, quero mudanças em todas as áreas da minha vida
Orientação clara e precisa . De grande valor no momento em que se procura a orientação do oráculo! Grata
Entendendo aos poucos com paciência e perseverança. Gratidão.