Home / Métodos de Sorteio do I Ching / Outros modos de sortear

Outros modos de sortear

Técnicas variadas de sorteio

Existem vários procedimentos para o sorteio dos hexagramas do Livro das Transformações. Além das técnicas mais antigas conhecidas — com moedas e com a  manipulação de 50 varetas — encontramos várias alternativas tradicionais e modernas.

É citado, por exemplo, que alguns consultores tradicionais montavam o hexagrama levando em conta os trigramas referentes ao horário em que o consulente chegava e a natureza de sua questão. Também há referências que algumas pessoas simplesmente abrem o I Ching ao acaso e leem o hexagrama que aparecer.

Outros Modos de Sortear o I Ching
Peças utilizadas para representar as linhas obtidas durante o sorteio.
Elas também podem ser lançadas para montar o hexagrama de resposta.

Técnicas recentes, como o sorteio via Internet (processos randômicos), mostraram-se de grande ajuda, como pode ser comprovado pelos sorteios online de I Ching oferecido em nosso portal. Toda essa variedade de técnicas mostra que o essencial não está na forma mas, sim, na disposição receptiva do consulente para ouvir os bons conselhos ancestrais.

Modernamente apareceram baralhos com 64 cartas representando os hexagramas do I Ching. Constituem alternativas que facilitam a indicação dos hexagramas, cujo texto completo pode ser lido nos livros. Veja detalhes e exemplos em: Consulta com cartas

Sobre Constantino K. Riemma

Constantino K. Riemma
É autor de diversos textos sobre I Ching, Astrologia e Tarô. Trabalha como Terapeuta há 20 anos utilizando estas linguagens simbólicas como ferramenta.