Home / O I Ching / O que é o I Ching

O que é o I Ching

I Ching, o Livro de Sabedoria

O I Ching ou Yi Jing, o Livro das Transmutações, é um texto de sabedoria incomparável. De origem chinesa, ele integra o patrimônio universal dos ensinamentos ancestrais. Esse livro de ensinamentos apresenta um diferencial notável: é utilizado, desde a Antiguidade, como oráculo e guia para os mais variados assuntos que desafiam o cotidiano dos homens.

Os conselhos do I Ching nos ajudam a esclarecer até mesmo as menores questões práticas, porém, sua função mais nobre – como fonte inesgotável de ensinamentos – é a de nos despertar e guiar na busca do conhecimento superior. O nome, Livro das Transmutações ou das Mutações, ou ainda das Transformações, já indica que seu conteúdo contém as leis fundamentais dos movimentos cósmicos, nos quais se incluem a vida e o destino dos homens.

O que é o Oráculo do I Ching - O Livro das Mutações
Existem diversas traduções e adaptações do Livro das Mutações.

Portador do segredo da longevidade, seus símbolos básicos são tirados da própria natureza – céu e terra, fogo e água, lago e vento, montanha e trovão. Talvez por isso, sejam facilmente transmitidos através das gerações e tornam-se mais compreensíveis quando traduzidos para outras línguas.

Os 64 símbolos

O Livro é constituído essencialmente por 64 símbolos, que revelam detalhadamente as 64 etapas dos ciclos universais, tais como os santos sábios observaram no céu e na terra. Traduzidos genericamente por hexagramas (guà, em chinês), cada um desses símbolos inclui os seguintes textos e elementos:

  • o ideograma, o nome escrito em chinês, é por si só repleto de significados simbólicos. Nos exemplos abaixo, Tai é o nome do hexagrama 11, que se traduz por Paz. Jia Ren é o título do hexagrama 37, traduzido ao português como Família.
  • o hexagrama propriamente dito é o símbolo constituído por 6 linhas (inteiras e cortadas). Ele é a representação abstrata, simbólica, de cada estágio de transmutação. Recebeu esse nome, nas línguas europeias, por ser constituído de seis (hexa) linhas. Abaixo, dois exemplos de combinação de linhas inteiras e quebradas:  hexagramas 11 – Paz  e  37 – A Família. Saiba mais sobre os hexagramas do I Ching.

 

Definição do Oráculo do I Ching - Hexagramas 11 e 37

  • o texto, também chamado julgamento ou oráculo, revela em linguagem simbólica o significado do hexagrama. O texto tradicional tem poucas frases e, para ajudar o leitor a traduzir o ensinamento ancestral, vem acompanhado de comentários e interpretações adicionados no correr dos séculos.
  • a imagem ou símbolo traz uma mensagem adicional, que oferece um modelo de conduta ou um conselho estratégico para lidar com a situação indicada pelo hexagrama.
  • os textos das linhas, em número de seis, indicam alternativas ou transformações possíveis das condições retratadas no hexagrama.

Nota sobre o nome do livro:
I Ching é a grafia corrente no Brasil. Aparece também Yi King em algumas versões francesas e inglesas. No entanto, a melhor grafia seria Yìjïng ou Yi Jing, segundo a transcrição oficial chinesa, denominada Pinyin, utilizada atualmente pela ONU, UNESCO e outros organismos internacionais.

Sobre Constantino K. Riemma

Constantino K. Riemma
É autor de diversos textos sobre I Ching, Astrologia e Tarô. Trabalha como Terapeuta há 20 anos utilizando estas linguagens simbólicas como ferramenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *