Home / Significado dos 64 Hexagramas / Hexagrama 08 – União

Hexagrama 08 – União

O Significado do hexagrama 08 do I Ching 'União'

O oráculo

União. Boa sorte!
Uma nova consulta ao oráculo fornecerá um presságio de grande valor:
se sua virtude é grande, constante e firme.
Se assim for, não haverá erro.
Aqueles que não estão felizes se reúnem.
Os retardatários encontrarão infortúnio porque suas reservas se esgotam.

Interpretação

O oráculo indica que o caminho da boa fortuna se encontra na união de esforços, no espírito de solidariedade, na complementação e ajuda mútuas. Para haver uma união sólida é preciso que aqueles que se reúnem tenham clareza das metas em comum. A solidariedade só será duradoura se se constituir em torno de um ideal que resista ao tempo e seja respeitado por todos os participantes.

De modo geral, a união de grande número de pessoas requer uma figura central, em torno da qual organizem as atividades. Tornar-se o centro de influências para congregar pessoas é uma tarefa de grande responsabilidade.
Aquele que pretende coordenar outras pessoas está convidado a realizar nova consulta para saber se está à altura, se dispõe da persistência e força indispensáveis. Preenchidas essas condições, não há perigo de erros.

Quando alguém reconhece a necessidade da união, mas não encontra em si próprio a força suficiente para ser o centro, seu caminho natural é tornar-se membro de algum grupo ou comunidade.

Se aqueles que dirigem e aqueles que seguem estão de acordo, cria-se um ponto de convergência, que dá lugar para todos os que se encontram hesitantes no início. Mas tudo tem seu momento oportuno. A boa sorte está reservada para aqueles que logo se põem em movimento. Os que chegam tarde encontram o infortúnio.

Conselho

Os antigos governantes fortaleciam o reino estabelecendo boas relações com os senhores feudais.

Interpretação

Para o reino manter-se forte e próspero, deve o rei sustentar uma relação próxima com seus príncipes. É esse o mesmo modelo para lidarmos com grupos, associações ou empreendimentos coletivos. A união só pode ser mantida quando se estabelece uma verdadeira comunhão de interesses, na qual cada membro encontre o seu lugar e se sinta como parte do todo.

____________________________________

Linhas móveis

Linha móvel (seis) na primeira posição significa:

Mantenha-se solidário a ele com sinceridade e lealdade.
Não há culpa nisso.
A verdade é como um cântaro de barro cheio.
Assim, ao final, a boa fortuna vem de fora

Para se formar relacionamentos a única base acertada é a completa sinceridade. Essa atitude representada pela imagem de um cântaro de barro cheio, no qual o conteúdo é tudo e a forma vazia nada, se expressa não em palavras inteligentes, mas através da força interior. E essa força é tão poderosa que é capaz de atrair para si a boa fortuna do exterior.

Linha móvel (seis) na segunda posição significa:

Mantenha-se unido a ele interiormente.
A perseverança traz boa fortuna.

O homem que atende de forma correta e perseverante aos apelos que vêm do alto e que o exortam à ação, torna seus relacionamentos interiorizados e não se perde. Porém, quando o homem liga-se aos outros com a atitude servil de quem ambiciona ascender, perde a si mesmo e não segue o caminho do homem superior, que jamais abandona sua dignidade.

Linha móvel (seis) na terceira posição significa:

Você se une às pessoas erradas.

Freqüentemente o homem se encontra entre pessoas com as quais não possui afinidade. Ele não deve se deixar levar, pela força do hábito, a uma falsa intimidade. Talvez seja desnecessário acrescentar que isso seria nefasto. A única atitude acertada diante de tais pessoas é manter uma sociabilidade sem intimidade. Só assim nos manteremos livres para um relacionamento futuro com aqueles que nos são semelhantes.

Linha móvel (seis) na quarta posição significa:

Mantenha-se unido a ele também exteriormente. 
A perseverança traz boa fortuna.

Aqui as relações com um homem que é o centro da união estão firmemente estabelecidas. Assim se pode e se deve mostrar adesão abertamente. Mas deve-se permanecer firma sem se deixar desviar por nada.

Linha móvel (nove) na quinta posição significa:

Manifestação de solidariedade.
Durante a caçada o rei usa batedores somente em três lados
e renuncia à caça que foge pela frente.
Os cidadãos não precisam ser advertidos.
Boa fortuna.

Nas caçadas reais da China antiga era costume que os animais fossem cercados pelos batedores por apenas três lados. O animal cercado tinha então uma chance de escapar pelo quarto lado. Caso não fugisse por esse rumo mantido livre, teria de passar por uma porta atrás da qual se encontrava o rei, pronto para atirar. Só eram alvejados os animais que passavam por ali. Deixava-se escapar os animais que fugiram pela frente. Este costume correspondia à atitude própria a um rei de não converter a caçada numa carnificina, porém só abater os animais que, por assim dizer, se expunham livremente.

Aqui se indica um governante ou um homem influente que atrai as pessoas. Aqueles que vêm a ele são aceitos; os que não vêm, ele deixa que sigam seus rumos. Não convida nem adula ninguém; todos vêm por iniciativa própria. Desta maneira forma-se uma dependência voluntária por parte dos que a ele se unem. As pessoas não precisam reprimir-se, mas podem expressar suas opiniões abertamente. Esse princípio de liberdade é válido para a vida em geral. Não se deve implorar o favor das pessoas. Se alguém desenvolve em si mesmo a pureza e a força necessárias para ser o centro de união, os homens que lhe são destinados aproximam-se por si mesmos.

Linha móvel (seis) na sexta posição significa:

Ele não encontra uma cabeça para manter-se unido.
Infortúnio.

A cabeça é o princípio. Sem um começo acertado, não pode haver um final correto. Se uma pessoa perde o momento próprio à união, e amedrontada hesita em aderir plena e verdadeiramente, lamentará seu erro quando for tarde demais.

Sobre Constantino K. Riemma

Constantino K. Riemma
É autor de diversos textos sobre I Ching, Astrologia e Tarô. Trabalha como Terapeuta há 20 anos utilizando estas linguagens simbólicas como ferramenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *