Home / Significado dos 64 Hexagramas / Hexagrama 07 – O Exército

Hexagrama 07 – O Exército

O Significado do hexagrama 07 do I Ching 'O Exército'

O oráculo

O Exército necessita de um homem forte e com autoridade.
Persistir na direção correta traz boa sorte e ausência de erro.

Interpretação

Para governar uma multidão, ou um grande grupo, é preciso persistência. Um homem forte que sabe conquistar o coração do povo e age de modo correto merece ser governante. Mas, para ser eficaz em tempos de luta, o comandante também necessita do apoio daqueles que se encontram acima dele.

Os perigos da guerra estão nos danos e devastação que provoca, bem como no delírio do triunfo que pode tomar conta das massas se o líder não tiver autoridade suficiente.

O oráculo também nos previne contra o risco de sermos seduzidos pelo perigo e pela euforia. Por essa razão, valoriza tanto a disciplina e a liderança quanto o modo justo e correto de empreender ações drásticas.

“O progresso num empreendimento altamente arriscado é o meio de se conseguir a unidade do reino e conquistar o apoio do povo. Com tão boa sorte, como pode haver margem para erro?” (Blofeld)

Tendo por base a justiça e a persistência, tudo corre bem e dá certo.

Conselho

O homem nobre é generoso: alimenta e educa o povo, tratando a todos com compreensão.

Interpretação

O poder militar de uma nação se apoia na força de seu povo, do mesmo modo que o poder de uma empresa ou de um grupo se assenta na qualidade de seus funcionários e associados. Só o dirigente que se mostra generoso e compreensivo para com suas bases, fortalecendo seus colaboradores, poderá pôr em movimento empreendimentos vitoriosos.

____________________________________

Linhas móveis

Linha móvel (seis) na primeira posição significa:

Um exército deve ser posto em movimento ordenadamente.
Se não há boa ordem, o infortúnio ameaça.

Ao começar um empreendimento coletivo a ordem é imprescindível. Deve haver uma causa justa e válida, a obediência e coordenação das equipes precisam ser bem organizadas, pois do contrário o fracasso será inevitável.

Linha móvel (nove) na segunda posição significa:

No meio do exército.
Boa fortuna. Nenhuma culpa.
O rei concede uma tríplice condecoração.O

O comandante deve estar no meio de seu exército. Deve manter-se em contato com ele e compartilhar as experiências positivas e negativas com as massas que comanda. Só assim estará à altura das responsabilidades de seu cargo. Ele necessita também do reconhecimento do governante. As condecorações que recebe são justificadas, pois não representam um privilégio pessoal. o exército inteiro recebe as honrarias através daquele que está ao centro, o comandante.

Linha móvel (seis) na terceira posição significa:

Um exército com chefes ineficientes.
Desastre.

Se o comando não é exercido por uma pessoa firme e eficiente e se a multidão assume a liderança, ambicionando a própria fama e sucesso, se corre no perigo de sofrer graves perdas e derrrotas. Só uma compreensão profunda tem a capacidade de extrair as forças necessárias para crescer em condições adversas.

Linha móvel (seis) na quarta posição significa:

O exército retrocede. Nenhuma culpa.

Quando diante de um inimigo superior, contra o qual a luta seria inútil, uma retirada ordenada seria a única medida acertada, porque através dessa retirada o exército evitaria a derrota e a desintegração. Não é de modo algum uma prova de coragem ou força insistir, apesar das condições, em lançar-se numa luta inútil.

Linha móvel (seis) na quinta posição significa:

Há caça no campo. É favorável capturá-la.
Sem culpa. Que o mais velho lidere o exército.
O mais moço conduz cadáveres.
A perseverança traz infortúnio.

A caça está no campo. Abandonou sua morada, a floresta, e irrompeu nos campos, devastando-os. Isso significa uma invasão inimiga. Neste caso, luta enérgica e castigo são perfeitamente justificáveis, desde que conduzidos de acordo com os regulamentos. Não devem degenerar num tumulto selvagem em que todos procuram defender-se isoladamente. Ainda que contasse com a máxima perseverança e coragem, isso levaria ao infortúnio. O exército deve ser chefiado por um comandante experiente. Trata-se de mover uma guerra, e não de deixar que a turba trucide todos os que caírem em suas mãos, pois nesse caso a derrota seria inevitável e, apesar de toda persistência, o infortúnio ameaçaria.

Linha móvel (seis) na sexta posição significa:

O grande príncipe emite ordens,
funda estados, outorga feudos a famílias.
Não se deve utilizar homens inferiores.

A guerra termina com sucesso; conquistou-se a vitória e o rei reparte estados e feudos entre seus vassalos leais. Nessa ocasião é importante não permitir que homens inferiores cheguem ao poder. Se contribuíram dando ajuda, devem ser pagos em dinheiro. Mas não se lhes deve conceder terras nem direitos senhoriais para que não ocorram abusos.

Outros Estudos sobre o Hexagrama 7

Sobre Constantino K. Riemma

Constantino K. Riemma
É autor de diversos textos sobre I Ching, Astrologia e Tarô. Trabalha como Terapeuta há 20 anos utilizando estas linguagens simbólicas como ferramenta.