Home / Significado dos 64 Hexagramas / Hexagrama 64 – Antes da Conclusão

Hexagrama 64 – Antes da Conclusão

O Significado do hexagrama 64 do I Ching 'Antes da Conclusão'

O oráculo

Antes da Conclusão. Sucesso. Se a raposa, quase ao completar a travessia, molha sua cauda na água, nada será favorável.

Interpretação

Trata-se do momento que antecede uma conquista ou a realização de um empreendimento. As condições são difíceis e as tarefas exigem grande responsabilidade. O momento, apesar de delicado, promete bons resultados. O Livro, para ensinar a conduta correta em tais situações, utiliza como imagem a cautela de uma velha raposa andando sobre o gelo. Orelhas levantadas para perceber qualquer estalo de gelo partindo, ela procura com grande cuidado pisar nos lugares seguros. Já uma jovem raposa, que desconhece essa prudência, avança com ousadia e pode cair na água, molhando sua cauda quando está prestes a completar a travessia. Para ela, todo o esforço foi inútil. Nos períodos que precedem a conclusão, a cautela e a reflexão são condições fundamentais para o sucesso

Conselho

O homem nobre é cauteloso ao distinguir as coisas, para que cada uma ocupe o lugar adequado.

Interpretação

Para alcançar um resultado favorável, é preciso analisar a natureza das forças em jogo e descobrir a posição que corresponde a cada uma. Dispostas de modo adequado, as forças produzirão o efeito esperado e a conclusão terá êxito. A condição para um homem manejar as forças externas é, antes de tudo, adotar o ponto de vista correto. Só a partir desse momento poderá ele agir de modo correto. Nota: O hexagrama 63 – Após a Conclusão – representa a transição gradual de uma época de desenvolvimento e apogeu cultural para uma época de estagnação. O hexagrama 64 – Antes da conclusão – representa a transição do caos à ordem. Surgindo ao final do Livro das Mutações, este hexagrama mostra que todo término dá lugar a um novo início; transmite assim ao homem esperança. O Livro das Mutações é um livro do futuro.

____________________________________

Linhas móveis

Linha móvel (seis) na primeira posição significa:

Ele mergulha sua cauda na água. Humilhante. Em épocas de desordem o homem é tentado a pressionar, procurando adiantar-se de modo a realizar algo que seja visível. Mas esse entusiasmo não conduz senão a fracassos e humilhação, pois ainda não é chegado o momento de agir. Nessas épocas é prudente se procurar manter uma atitude reservada, evitando-se, assim, a humilhação do fracasso.

Linha móvel (nove) na segunda posição significa:

Ele freia suas rodas. A perseverança traz boa fortuna. Aqui também o momento para agir ainda não chegou. Mas a paciência que se requer não é a de uma espera indolente, inconsciente, do amanhã. Caso se mantenha essa atitude, não se chegará a qualquer êxito. Ao contrário, o homem deve procurar desenvolver em si mesmo a força que lhe possibilitará ir adiante. É como se, para completar a travessia, fosse necessário um veículo que, no momento, ainda se deveria manter freado. A paciência, no sentido mais elevado, significa frear a força. Por isso o homem não deve se deixar adormecer, perdendo de vista o objetivo. Se ele se mantiver forte e constante em sua decisão, tudo ao final acabará bem.

Linha móvel (seis) na terceira posição significa:

Atacar antes da conclusão traz infortúnio. É favorável cruzar a grande água. O momento da transição chegou, mas não se dispõe da força necessária para completar a travessia. Tentar forçá-la seria desastroso, pois a queda seria então inevitável. O que se deve fazer? É preciso criar novas condições, recorrer à energia de auxiliares competentes e, com essa cooperação, dar o passo decisivo – cruzar a grande água. Então será possível concluí-la.

Linha móvel (nove) na quarta posição significa:

A perseverança traz boa fortuna. O arrependimento desaparece. Comoção, para castigar a terra do diabo. Durante três anos grandes reinos serão dados como recompensa. Este é o momento da luta. A travessia deve ser completada. Fortalecer sua decisão traz boa fortuna. Num período tão grave de lutas é necessário silenciar toda e qualquer dúvida que possa surgir. Trata-se de um combate feroz para subjugar e castigar a terra do diabo, as forças da decadência. Mas a luta tem também sua recompensa. Agora é o momento de consolidar as bases de um poder e domínio para o futuro.

Linha móvel (seis) na quinta posição significa:

A perseverança traz boa fortuna. Nenhum arrependimento. A luz do homem superior é verdadeira. Boa fortuna. A vitória foi conquistada. O poder da constância não fracassou. Tudo correu bem. As dúvidas foram superadas. O sucesso justificou a ação. A luz de uma personalidade superior brilha novamente; sua influência se faz sentir entre aqueles que crêem nela e se reúnem à sua volta. Um novo tempo começou e com ele a boa fortuna. Assim como o sol brilha com redobrada beleza após a chuva, ou como a floresta cresce ainda mais verdejante após as cinzas de um incêndio, assim também a nova era parece mais gloriosa pelo contraste com a miséria do período que passou.

Linha móvel (nove) na sexta posição significa:

Bebe-se vinho em plena confiança. Nenhuma culpa. Mas se ele molha sua cabeça, perderá essa confiança. Antes da conclusão, no despertar da nova era, um homem se reúne com seus amigos numa atmosfera de confiança mútua e, enquanto transcorre o tempo da espera, eles bebem vinho. Como se está já no limiar da nova era isso não é motivo de culpa. Mas é necessário cuidar para manter-se dentro dos limites adequados. Se numa exaltação de alegria ele se exceder na bebida, perderá, por sua falta de moderação, as condições favoráveis do momento.

Outros Estudos sobre o Hexagrama 64

Sobre Constantino K. Riemma

Constantino K. Riemma
É autor de diversos textos sobre I Ching, Astrologia e Tarô. Trabalha como Terapeuta há 20 anos utilizando estas linguagens simbólicas como ferramenta.