Home / Significado dos 64 Hexagramas / Hexagrama 58 – Alegria

Hexagrama 58 – Alegria

O Significado do hexagrama 58 do I Ching 'Alegria'

O oráculo

Alegria. Sucesso!
A perseverança no curso correto traz recompensas.

Interpretação

Buscar a alegria e os prazeres através da persistência correta é o modo de realizar a vontade do céu e atender aos desejos dos homens. A alegria é contagiante e, por isso mesmo, favorece o sucesso. Para não degenerar em excitação e euforia descontrolada, ela deve se pautar pela sinceridade interior e pela suavidade no relacionamento social.

Quando conduzidos com alegria, os grupos aliviam sua carga. Se as dificuldades são enfrentadas de modo alegre, até o risco da morte é esquecido. A maior qualidade da alegria é encorajar as pessoas a seguirem no caminho do crescimento e da superação.
Um líder deve manter diálogo aberto e alegre pois, desse modo, consegue a adesão e a lealdade de seu grupo.

O efeito da intimidação é passageiro. Mas se, ao contrário, “conquistamos os homens pela amabilidade, eles aceitam de bom coração as coisas penosas e não se atemorizam nem mesmo diante da própria morte, tão grande é o poder da alegria sobre os homens”. (Wilhelm)

Conselho

O homem nobre reúne seus amigos para conversar e praticar.

Interpretação

Para que o saber permaneça vivo e vigoroso é preciso um intercâmbio estimulante. Quando os homens com afinidades se encontram para debater e aplicar as verdades da vida, o conhecimento se amplia pelo intercâmbio e a prática se fortalece pela ajuda mútua. A busca entre amigos mantém a alegria e a jovialidade; o pressentimento da verdade torna-se muito mais claro quando partilhado.

____________________________________

Linhas móveis

Linha móvel (nove) na primeira posição significa:

Alegria contente.
Boa fortuna!

Há uma alegria serena, silenciosa, que se cultiva no recolhimento, quando a mente nada mais deseja do exterior, mas com tudo se contenta; essa alegria está livre de qualquer sentimento egoísta de simpatia ou antipatia. A boa fortuna consiste nessa liberdade, pois ela possui a tranqüila segurança de um coração interiormente fortalecido.

Linha móvel (nove) na segunda posição significa:

Alegria sincera.
Boa fortuna.
O arrependimento desaparece.

Com freqüência, uma pessoa se encontra em contato com homens inferiores em cuja companhia é atraída por prazeres impróprios a um homem superior. A participação em tais prazeres acarretaria, sem dúvida, arrependimento, pois um homem superior não pode encontrar real satisfação em prazeres indignos. Quando, reconhecendo isso, um homem não deixa que sua vontade se desvie e assim não encontra qualquer prazer em tais atitudes, então nem mesmo companhias questionáveis ousariam tentá-lo com prazeres indignos, pois ele não os usufruiria. Com isso, todas as causas de arrependimento são eliminadas.

Linha móvel (seis) na terceira posição significa:

Alegria que chega.
Infortúnio!

A verdadeira alegria deve brotar do interior. Mas quando uma pessoa está inteiramente vazia e entregue por completo ao mundo, suas fúteis alegrias vêm então do exterior. É o que muitas pessoas buscam como diversão. Pessoas interiormente instáveis que, por isso, têm necessidade de entretenimentos, sempre encontrarão oportunidade para se divertir. Elas atraem os prazeres externos em virtude do vazio de seu mundo interno. Com isso, perdem-se cada vez mais, o que naturalmente provoca o infortúnio.

Linha móvel (nove) na quarta posição significa:

A alegria que avalia não está tranqüila.
Depois de se livrar dos erros.
um homem encontra a alegria.

Com freqüência o homem se encontra avaliando e julgando diferentes formas de prazer. Enquanto ainda não decidiu qual escolherá, se o mais elevado ou o mais vil, não terá paz em seu interior. Só quando ele reconhece claramente que paixão traz sofrimento é que poderá afastar-se dos prazeres inferiores e buscar os mais elevados. Uma vez consolidada essa decisão, ele encontra a verdadeira alegria e paz. O conflito interno é então superado.

Linha móvel (nove) na quinta posição significa:

Ser sincero para com influências destrutivas é perigoso.

Elementos perigosos aproximam-se mesmo dos melhores homens. Quando lhes é dado acesso, sua influência destrutiva passa a agir de modo lento, porém seguro. Isso sem dúvida acarreta perigo. Porém, aquele que reconhece essa situação e compreende o perigo saberá proteger-se e estará a salvo.

Linha móvel (seis) na sexta posição significa:

Alegria sedutora.

Uma pessoa fútil atrai os prazeres dos divertimentos e sofrerá por isso. (Cf. seis na terceira posição). Se um homem carece de firmeza interior, os prazeres do mundo aos quais não evitou exercem tal pressão, que vêm arrastá-lo. Não é mais uma questão de perigo, de boa fortuna ou infortúnio. Ele abdicou do comando de sua própria vida. Sua sorte depende agora do acaso e das influências externas.

Sobre Constantino K. Riemma

Constantino K. Riemma
É autor de diversos textos sobre I Ching, Astrologia e Tarô. Trabalha como Terapeuta há 20 anos utilizando estas linguagens simbólicas como ferramenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *