Home / Significado dos 64 Hexagramas / Hexagrama 49 – A Revolução

Hexagrama 49 – A Revolução

O Significado do hexagrama 49 do I Ching 'A Revolução'

O oráculo

Revolução. Ela só terá crédito quando for completada.
Sublime sucesso!
A determinação no rumo correto traz recompensas.
Os motivos para arrependimento desaparecem.

Interpretação

Os antigos sábios chineses explicavam esse hexagrama comparando-o a duas mulheres que vivem juntas mas têm mentes e vontades diversas. Essa situação cria uma verdadeira revolução que propicia a mudança e a renovação.

O fato de que a renovação só alcançará crédito e confiança quando estiver completa significa que as iniciativas e as mudanças devem vir primeiro e que apenas mais tarde se obterá a confiança da maioria.

Para que o êxito seja consistente e alcance estabilidade, é indispensável manter a correção de conduta e a cautela, e permanecer atento para agir de modo adequado e no momento oportuno. A revolução é um recurso extremo que só deve ser utilizado quando não há outra saída. A precipitação e a ansiedade, nas épocas de grandes transformações, não só tornam mais inflamadas as forças em jogo, como também podem levar a guerras inúteis e intermináveis.

Uma vez vitoriosa a revolução, o arrependimento desaparece, os cuidados e as preocupações se acabam. Estar receptivo às atividades renovadoras das forças celestiais e terrestres permite que tudo se cumpra de modo adequado.

“Os tempos mudam e, com eles, as exigências.” Assim também mudam as disposições humanas, as estações do ano e os ciclos cósmicos em sua infindável renovação.

Conselho

O homem nobre regula o calendário e assinala com clareza o tempo das estações.

Interpretação

Para poder atuar e administrar seus afazeres em harmonia com as mudanças da natureza, o homem precisa compreender a regularidade dos ciclos e de suas fases. Quando descobre a ordem que se esconde por trás das mudanças aparentemente caóticas da existência, ele pode prever o rumo dos acontecimentos e se adaptar às circunstâncias e exigências dos tempos.

____________________________________

Linhas móveis

Linha móvel (nove) na primeira posição significa:

Envolvido em pele de vaca amarela.

Mudanças devem ser realizadas somente quando já não resta qualquer outro recurso. Por isso é necessário uma extrema reserva ao início. Deve-se procurar manter a firmeza interior e a moderação (o amarelo é a cor do meio e a vaca, o símbolo da docilidade), evitando, por hora, tomar iniciativas, uma vez que qualquer ofensiva prematura terá más conseqüências.

Linha móvel (seis) na segunda posição significa:

Quando chega o momento adequado, pode-se fazer a revolução.
Partir traz boa fortuna. Nenhuma culpa.

Quando se empregam todos os recursos na tentativa de realizar reformas e não se tem êxito, a revolução torna-se necessária. Porém, uma mudança tão radical exige cuidadosa preparação. É preciso que haja um homem com as qualidades necessárias e que conte com a confiança do povo. A ele então se pode recorrer. Isso traz boa fortuna, não sendo, pois, um erro. A primeira coisa a se considerar aqui é a atitude que se vai tomar em relação às novas condições que inevitavelmente surgirão. É preciso como que ir a seu encontro. Só assim se pode preparar seu advento.

Linha móvel (nove) na terceira posição significa:

Partir traz infortúnio. A perseverança traz perigo.
Depois de ouvir se repetir por três vezes o clamor da revolução
ele pode aderir, pois lhe darão crédito.

Quando a mudança se torna necessária, há dois erros que se devem evitar. O primeiro consiste na pressa excessiva e desconsideração. Isso traz infortúnio. O segundo erro consiste em demasiada hesitação e conservadorismo, que são igualmente perigosos. Não se deve dar ouvidos a todo e qualquer apelo de mudança das condições existentes. Mas também não se devem ignorar queixas repetidas e bem fundamentadas. Após se ouvir por três vezes apelos para que sejam realizadas mudanças e se refletir o suficiente, pode-se então dar crédito às reivindicações, e atendê-las. Assim se conquistará a confiança de todos e se poderá alcançar o que se busca.

Linha móvel (nove) na quarta posição significa:

O arrependimento desaparece. As pessoas confiam nele.
Mudar a forma de governo traz boa fortuna.

As mudanças radicais exigem uma autoridade adequada. Para tanto, um homem deve aliar uma grande força interior a uma posição influente. Seus atos devem corresponder a uma verdade superior, não se originando em motivos arbitrários ou mesquinhos. Então virá a boa fortuna. Se uma revolução não se baseia numa verdade interior, será nociva e não terá êxito. Pois ao final os homens apóiam apenas as iniciativas que instintivamente percebem serem justas.

Linha móvel (nove) na quinta posição significa:

O grande homem muda como um tigre.
Mesmo antes de consultar o oráculo
ele encontra a confiança do povo.

A pele do tigre com suas nítidas riscas negras, que se ressaltam sobre o fundo amarelo, forma um padrão que se reconhece à distância. O mesmo ocorre com a revolução empreendida por um grande homem; surgem grandes e claras linhas de orientação que todos podem compreender. Assim sendo, ele não necessita consultar o oráculo, uma vez que o povo o apóia espontaneamente.

Linha móvel (seis) na sexta posição significa:

O homem superior muda como uma pantera.
O homem inferior muda na face.
Partir traz infortúnio.
Permanecer perseverante traz boa fortuna.

Depois de resolvidos os grandes problemas básicos, são necessárias ainda certas modificações em detalhes e em precisão. Essas reformas podem ser comparadas com as manchas igualmente nítidas, porém menores, da pele da pantera. Como conseqüência, ocorre uma mudança entre os homens inferiores, que também procuram adequar-se à nova ordem. Essa mudança não é, na verdade, profunda, mas não se deveria esperar outra coisa. O homem deve conformar-se com o possível. Se quisesse ir mais longe, buscando objetivos demasiado elevados, provocaria inquietude e infortúnio. Pois o que se deve aspirar de uma grande revolução são condições claras e seguras que garantam uma tranqüilidade para todos, de acordo com as possibilidades do momento.

Sobre Constantino K. Riemma

Constantino K. Riemma
É autor de diversos textos sobre I Ching, Astrologia e Tarô. Trabalha como Terapeuta há 20 anos utilizando estas linguagens simbólicas como ferramenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *