Home / Significado dos 64 Hexagramas / Hexagrama 41 – Diminuição

Hexagrama 41 – Diminuição

O Significado do hexagrama 41 do I Ching 'Diminuição'

O oráculo

Diminuição acompanhada de sinceridade
promove extraordinária boa sorte, livre de erro.
É favorável ter um objetivo ou meta ideal.
Mas como?
Duas pequenas tigelas são suficientes para o sacrifício.

Interpretação

A diminuição e o aumento são pólos inevitáveis das leis do céu e da terra. Eles se alternam no ritmo próprio e cabe ao homem aprender a se adaptar às condições do momento. Perda e ganho, fluxo e refluxo – tudo tem sua ocasião apropriada. A confiança e a sinceridade são as virtudes mais valiosas para fazer face aos períodos em que os recursos são reduzidos. Qualquer gesto desesperado de preservar a segurança pessoal às custas do que se encontram em posição inferior agravará as incertezas. Envergonhar-se e tentar manter as aparências para encobrir os pontos carentes também não leva a qualquer transformação substancial. Ao contrário, é na própria simplicidade e humildade que se encontram as forças para novas iniciativas.
O hexagrama convida à busca da verdade interior, dos ideais mais profundos do ser, livre das aparências e formalidades exteriores que, no correr da vida, acabaram tomando o lugar do essencial. O segredo da boa sorte está em diminuir o peso das roupagens e cultivar a beleza transparente da veracidade.

Igualmente, nos ritos religiosos, não conta a pompa e a riqueza dos paramentos e dos objetos cerimoniais, mas sim a força do conteúdo, a sinceridade do coração.

Conselho

O homem nobre controla sua ira e é moderado em seus desejos.

Interpretação

Os impulsos instintivos, quando se descontrolam e se tornam passionais, constituem fonte de desperdício e de esvaziamento da energia vital. Situações como essa impõem uma diminuição. “A ira deve ser atenuada através da tranqüilidade, os impulsos refreados pelas delimitações. Graças a essa diminuição dos poderes inferiores da alma, seus aspectos superiores são enriquecidos.” (Wilhelm).

____________________________________

Linhas móveis

Linha móvel (nove) na primeira posição significa:

Acudir com rapidez após a conclusão
de suas próprias tarefas não implica em culpa.
Mas deve-se refletir
até que ponto se pode diminuir os outros.

Um homem demonstra bondade e abnegação se, após concluir suas tarefas mais urgentes, põe sua força a serviço de outros, e sem vangloriar-se ou fazer alarde procura ajudar com presteza em tudo o que for necessário. Porém, o homem que ocupa uma posição elevada e é ajudado desta maneira deve pesar até onde pode aceitar tal ajuda, sem com isso causar significativos prejuízos ao servidor ou amigo solícito. Só quando existe tal sensibilidade pode alguém se dar incondicionalmente e sem vacilar.

Linha móvel (nove) na segunda posição significa:

A perseverança é favorável.
Empreender algo traz infortúnio.
Sem diminuir a si próprio
se pode aumentar os outros.

Para que se possa servir aos outros é necessário um elevado grau de autoconhecimento e uma seriedade vigorosa, livre de toda complacência. Aquele que se anula para seguir a vontade de um superior diminui sua própria posição, sem com isso dar ao outro qualquer benefício duradouro. Isto está errado. Uma pessoa pode prestar um serviço de valor duradouro aos outros, quando o realiza sem renegar seus próprios princípios.

Linha móvel (seis) na terceira posição significa:

Quando três pessoas viajam juntas,
esse número diminui em um.
Se uma pessoa viaja só,
encontra um companheiro.

Quando três pessoas se reúnem, a inveja pode surgir. Então uma tem que se retirar. Uma aliança mais íntima só é possível entre duas pessoas. Mas quando um homem está só, certamente encontrará um companheiro que o complemente.

Linha móvel (seis) na quarta posição significa:

Quando alguém diminui suas falhas,
faz com que o outro se aproxime rapidamente
e se alegre.
Nenhuma culpa.

Muitas vezes os defeitos de uma pessoa impedem que homens bem intencionados dela se aproximem. Essas falhas são algumas vezes agravadas pelo seu meio ambiente. Mas se humildemente decide corrigir-se, libera assim seus amigos bem intencionados de uma pressão interna. Isso lhes possibilita aproximarem-se rapidamente, para mútua alegria.

Linha móvel (seis) na quinta posição significa:

Alguém sem dúvida o aumenta.
Dez pares de tartarugas não podem se opor a isso.
Suprema boa fortuna.

Para aquele que está predestinado a boa fortuna, ela, infalível, chegará. Todos os oráculos, por exemplo os obtidos pela leitura dos cascos de tartaruga, coincidirão favoravelmente. Ele nada precisa temer, pois sua boa fortuna obedece a um desígnio superior.

Linha móvel (nove) na sexta posição significa:

Quando se é aumentado sem que os outros
sejam por isso diminuídos, não há culpa.
A perseverança traz boa fortuna.
É favorável empreender algo.
Auxiliares são encontrados,
mas não se dispõe de morada própria.

Há pessoas que beneficiam o mundo inteiro. Sempre que seu poder aumenta, todos são beneficiados e, por isso, tal fortalecimento nunca implica em diminuição para os outros. Graças à perseverança e ao esforço de seu trabalho, um homem alcança o sucesso e encontra os auxiliares de que necessita. Mas o que ele realiza não traz apenas um benefício particular limitado, porém é útil e acessível a todos.

Sobre Constantino K. Riemma

Constantino K. Riemma
É autor de diversos textos sobre I Ching, Astrologia e Tarô. Trabalha como Terapeuta há 20 anos utilizando estas linguagens simbólicas como ferramenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *