Home / Significado dos 64 Hexagramas / Hexagrama 36 – Obscurecimento da luz

Hexagrama 36 – Obscurecimento da luz

O Significado do hexagrama 36 do I Ching 'Obscurecimento da Luz'

O oráculo

Obscurecimento da luz.
É favorável a persistência correta frente à adversidade.

Interpretação

Trata-se de um período em que a fonte luminosa é ofuscada ou ocultada pelas circunstâncias adversas. Descreve a luz escondida, ferida, tal como ocorre quando um personagem tenebroso ocupa uma posição de poder e prejudica os homens sábios e capazes. Momentos como esses, inevitáveis na vida de cada um, colocam à prova nossa verdadeira condição.

O Livro ensina que o homem que cultiva sua inteligência e seu desenvolvimento interior, que demonstra suavidade e aceitação em sua conduta exterior, está em condições de fazer face à adversidade. Em primeiro lugar, é imprescindível permanecer fiel aos próprios princípios. A segunda exigência consiste na avaliação correta da dificuldade existente. Em certas circunstâncias de agressividade e exaltação torna-se uma questão de sobrevivência ocultar a própria luz, ou seja, manter-se discreto e atuar com flexibilidade, para não levantar reações desnecessárias que intensifiquem as hostilidades.

Guardar a força e a lucidez para agir no momento oportuno é a grande chave deste hexagrama.

Conselho

O homem nobre, ao assumir o governo, embora oculte sua luz, não pode deixar de brilhar.

Interpretação

Nos períodos adversos, até mesmo aqueles que se encontram em posição de autoridade devem ser cuidadosos e discretos. De nada vale atrair inimizades com críticas aos costumes impróprios da maioria, ou com medidas precipitadas. No entanto, se a própria dignidade e correção forem sustentadas, sua qualidade se expressará com naturalidade, iluminando o meio à sua volta.

____________________________________

Linhas móveis

Linha móvel (nove) na primeira posição significa:

Obscurecimento da luz durante o vôo.
Ele abaixa suas asas.
Em sua peregrinação, o homem superior
não come nada durante três dias.
Mas ele tem onde ir.
Seu anfitrião murmura a seu respeito.

Numa grandiosa decisão alguém tenta se elevar acima de todos os obstáculos. Mas encontra um destino hostil. Ele se retira e evita uma confrontação com o obstáculo. Esta é uma época difícil. É preciso continuar avançando apressadamente, sem descanso, sem uma morada fixa. Se ele não quiser se comprometer internamente, mas permanecer fiel aos seus princípios sofrerá privações. Mas ele se mantém firme na luta por seu objetivo, apesar das pessoas com as quais convive não o compreenderem e o difamarem.

Linha móvel (seis) na segunda posição significa:

O obscurecimento da luz o fere na coxa esquerda.
Ele dá ajuda com a força de um cavalo.
Boa fortuna.

Aqui o senhor da luz encontra-se em posição subalterna e é ferido pelo senhor das trevas. mas o ferimento não é fatal, é somente uma dificuldade. A salvação ainda é possível. O ferido não pensa em si próprio, mas apenas em resgatar os outros, que também correm perigo. Por isso ele tenta com todas as suas forças salvar o que pode ser salvo. A boa fortuna consiste em agir de acordo com o dever.

Linha móvel (nove) na terceira posição significa:

O obscurecimento da luz durante a caçada no sul.
Captura-se seu principal líder.
Não se deve esperar a perseverança muito rápido.

O jogo do destino parece estar se realizando. Enquanto se esforça e luta para estabelecer a ordem, sem quaisquer intenções ulteriores, o homem forte e leal encontra inesperadamente, como que por acaso, o líder da desordem, e o captura. Deste modo consegue a vitória. Mas não deve procurar suprimir os abusos com excessiva precipitação. Isto seria nefasto, pois os abusos vêm já há muito tempo.

Linha móvel (seis) na quarta posição significa:

Ele penetra do lado esquerdo do abdome.
Chega-se ao coração do obscurecimento da luz
e se deixa para trás o portão e o pátio.

Um homem se encontra próximo ao senhor das trevas e descobre seus mais secretos pensamentos. Deste modo constata que já não há qualquer esperança de melhora e que, portanto, se está autorizado a abandonar o lugar do infortúnio, antes do eclodir da tormenta.

Linha móvel (seis) na quinta posição significa:

O obscurecimento da luz
tal como ocorreu com o príncipe Ji.
A perseverança é favorável.

O príncipe Ji viveu na corte do tenebroso tirano Zhou, o qual, apesar de não ser mencionado, fornece o exemplo histórico correspondente a esta situação. O príncipe Ji era parente desse tirano e, por isso, não podia se retirar da corte. Assim sendo, ele ocultou seus verdadeiros sentimentos e fingiu-se de louco. Ainda que mantido na escravidão, ele não permitiu que a adversidade externa o afastasse de suas convicções.

Isso instrui àqueles que não podem abandonar suas posições em épocas de escuridão. Para escapar ao perigo precisarão aliar a uma invencível perseverança interior uma redobrada cautela no plano exterior.

Linha móvel (seis) na sexta posição significa:

Nenhuma luz, apenas a obscuridade.
Primeiro ele galgou ao céu.
depois precipitou-se nas profundezas da terra.

Aqui a escuridão chega ao ápice. O poder das trevas alcançou ao início uma posição tão elevada que podia ferir todos os que seguiam a luz e o bem. Porém, ao final, ele perece, vítima de sua própria escuridão. O mal sucumbe inexoravelmente no momento em que supera por completo ao bem, por ter assim consumido a força à qual devia sua existência.

Sobre Constantino K. Riemma

Constantino K. Riemma
É autor de diversos textos sobre I Ching, Astrologia e Tarô. Trabalha como Terapeuta há 20 anos utilizando estas linguagens simbólicas como ferramenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *