Home / Significado dos 64 Hexagramas / Hexagrama 35 – O Progresso

Hexagrama 35 – O Progresso

O Significado do hexagrama 35 do I Ching 'O Progresso'

O oráculo

Progresso. O príncipe é presenteado
com grande número de cavalos.
Num só dia é recebido três vezes em audiência.

Interpretação

Trata-se de uma situação em que grandes merecimentos são devidamente recompensados. Apresenta a imagem de um nobre e poderoso príncipe que assegura a tranqüilidade de seu povo. Ele dispõe, ao mesmo tempo, de liderança para reunir outros senhores em torno do soberano e reafirmar seu compromisso de lealdade e paz. O soberano reconhece o gesto e o presenteia com generosidade, convidando-o ao seu círculo mais íntimo.

Essas imagens podem ser traduzidas como um modelo exemplar para nossa conduta na vida. Quando o homem descobre o seu lugar correto, ele encontra força para assegurar proteção a todos aqueles que se encontram sob sua responsabilidade, e dispõe de compreensão suficiente para reunir seus iguais a serviço de uma força superior. Esses princípios do servir altruísta podem ser aplicados tanto em nossas relações da vida cotidiana quanto em nossa vida espiritual. Os frutos interiores seguramente serão colhidos.

Conselho

O homem nobre reflete em si as virtudes bem-aventuradas.

Interpretação

A transposição do egoísmo coloca o homem de ideais elevados a serviço das forças superiores. Elas o ajudam a transcender as preocupações imediatistas e abrem espaço para a circulação de uma nova qualidade. O despojamento das intenções sombrias faz do homem dedicado um verdadeiro ponto de passagem e reflexão da luz essencial.

____________________________________

Linhas móveis

Linha móvel (seis) na primeira posição significa:

Progredindo, porém sendo recusado.
A perseverança traz boa fortuna.
Quando não se encontra confiança, deve-se permanecer calmo.
Nenhuma culpa.

Numa época em que tudo induz ao progresso, um homem tem ainda dúvidas se ao avançar não será rechaçado. Então é necessário apenas que continue no caminho correto: isso trará ao final boa fortuna. Pode ser que não lhe depositem confiança. Neste caso ele não deve tentar conquistar a confiança a qualquer preço, e sim permanecer calmo e alegre, não se deixando levar pela ira. Assim ele permanecerá livre de culpa.

Linha móvel (seis) na segunda posição significa:

Progredindo, porém em tristeza.
A perseverança traz boa fortuna.
Obtém-se então uma grande felicidade
da parte de sua ancestral.

O progresso é detido. Alguém se encontra impossibilitado de entrar em contato com a autoridade com a qual tem ligações. Quando isso acontece, é necessário manter-se perseverante apesar da tristeza, pois o homem de autoridade que foi mencionado, com um carinho maternal, o presenteará com uma grande felicidade. Esta felicidade lhe advirá – e ela é merecida –, pois esta mútua simpatia não se baseia em motivos egoístas ou facciosos, e sim em princípios firmes e correto.

Linha móvel (seis) na terceira posição significa:

Todos estão de acordo.
O remorso desaparece.

Um homem se esforça para avançar associado a outros em cujo apoio encontra incentivo. Isso põe fim a qualquer sentimento de remorso pelo fato de não se dispor de independência suficiente para vencer sozinho as adversidades.

Linha móvel (nove) na quarta posição significa:

Progresso como o de um roedor.
A perseverança provoca perigo.

Em épocas de progresso é fácil para homens fortes, ocupando posições incorretas, acumular grandes posses. Mas tal conduta obscurece a luz. E como épocas de progresso são também épocas em que atitudes duvidosas são sempre descobertas, a perseverança em tal procedimento sempre conduz ao perigo.

Linha móvel (seis) na quinta posição significa:

O arrependimento desaparece.
Não se deixe levar por ganho ou perda.
Empreendimentos trazem boa fortuna.
Tudo é favorável.

Aqui se descreve a situação de alguém que, em tempos de progresso, apesar de se encontrar numa posição influente, permanece gentil e reservado. Ele talvez se recrimine por não aproveitar a conjuntura benéfica do momento para obter todas as vantagens possíveis. Mas esse arrependimento desaparece. Um homem não deve se deixar levar por ganhos ou perdas. Essas são coisas de ordem inferior. O importante é que ele assegurou para si a possibilidade de exercer uma influência eficaz e benéfica.

Linha móvel (nove) na sexta posição significa:

Progredir com os chifres é lícito apenas
quando se vai aplicar o castigo em seu próprio território.
Ter consciência do perigo traz boa fortuna.
Nenhuma culpa.
A perseverança traz humilhação.

Progredir com os chifres, isto é, agir agressivamente numa época como a que aqui se descreve, só é lícito quando se lida com as faltas cometidas por seu próprio povo. Mesmo assim se deve estar consciente de que uma atitude agressiva sempre implica em perigo. Com isso um homem pode evitar os erros que de outro modo o ameaçariam e alcança sucesso naquilo que se propôs. Por outro lado, a persistência numa conduta demasiado enérgica, principalmente em relação a estranhos, levará à humilhação.

Sobre Constantino K. Riemma

Constantino K. Riemma
É autor de diversos textos sobre I Ching, Astrologia e Tarô. Trabalha como Terapeuta há 20 anos utilizando estas linguagens simbólicas como ferramenta.