Home / Significado dos 64 Hexagramas / Hexagrama 27 – A Nutrição

Hexagrama 27 – A Nutrição

O Significado do hexagrama 27 do I Ching 'A Nutrição'

O oráculo

Nutrição. A persistência correta traz boa sorte.
Observe as pessoas alimentando outras
e repare como elas se alimentam a si próprias.

Interpretação

O oráculo nos convida a conhecer melhor os princípios do alimentar, do cultivar, do educar, tanto os seres quanto a sociedade. É um campo de inesgotável aprendizado, pois se trata de um processo que permeia todos os níveis do universo, do físico ao psicológico, do denso ao sutil. Inclui tudo aquilo que o homem busca para suprir tanto a si próprio – no físico, no emocional, no intelecto e no espírito – quanto para socorrer ou assistir outras pessoas, para estimular o crescimento do próximo.
As forças celestiais e terrestres alimentam a todos, do mesmo modo que o santo sábio alimenta os talentos e as virtudes dos homens, desde seus discípulos próximos até o povo mais simples.

Para que as pessoas sejam alimentadas de modo adequado é preciso saber ao certo suas necessidades particulares. Para conhecermos alguém basta observarmos ao que ela dá mais atenção em si mesma e quais aspectos do próprio ser ela alimenta e cultiva.

“Quando se quer saber se alguém tem ou não valor, basta observar qual parte de si mesma ela considera como particularmente importante… Aquele que cultiva as partes vis de seu ser é um homem vil. Aquele que cultiva as partes nobres de seu ser é um homem nobre”. (Mencius)

Conselho

O homem nobre é cuidadoso com as palavras e moderado na comida e na bebida.

Interpretação

A respiração é uma forma de alimentação sutil, que oferece um modelo para a atuação dos que procuram o caminho correto. As palavras do sábio que alimentam seus ouvintes constituem um movimento do interior para o exterior. Comer e beber são movimentos do exterior para o interior. Os dois movimentos devem ser temperados pela tranqüilidade e naturalidade; desse modo nada ultrapassa a justa medida.

____________________________________

Linhas móveis

Linha móvel (nove) na primeira posição significa:

Você deixa escapar sua tartaruga mágica
e olha para mim, com os lábios caídos.
Infortúnio.

A tartaruga mágica é um ser dotado de poderes extraordinários; pode viver do ar e não necessita de alimento material. A imagem indica que uma pessoa que poderia viver com liberdade e independência abdica dessa autonomia interior, e olha com inveja e desgosto para aqueles que estão externamente em melhor posição. Essa inveja mesquinha só provoca ironia e desprezo por parte dos outros. Isso leva a maus resultados.

Linha móvel (seis) na segunda posição significa:

Dirigir-se ao alto em busca de alimento,
afastar-se do caminho para buscar alimento na colina:
caso se continue a agir assim, isso trará infortúnio.

Em geral ou as pessoas provêm seu próprio alimento ou são alimentadas por aqueles que têm esse dever e direito. Se, por uma fraqueza interior, alguém não é capaz de se manter, algum mal-estar sobrevêm. Isto se deve ao fato de se estar fugindo à responsabilidade de um correto meio de vida e aceitando ser sustentado pelo favor daqueles que se encontram em melhor posição. Isso é indigno, pois assim o homem se desvia de sua verdadeira natureza. Aquele que prossegue nessa atitude será levado ao infortúnio.

Linha móvel (seis) na terceira posição significa:

Afastando-se da nutrição.
A perseverança traz infortúnio.
Durante dez anos, não atue dessa forma.
Nada é favorável.

Aquele que procura o alimento que não nutre, tenderá do desejo à gratificação, e na gratificação despertará para o desejo. Uma desenfreada busca de prazer na satisfação dos sentidos jamais leva à meta. Nunca (dez anos é um ciclo completo) se deve seguir tal caminho, pois dele nada de bom resultará.

Linha móvel (seis) na quarta posição significa:

Dirigir-se ao alto em busca de alimento traz boa fortuna.
Espreitando em torno com o olhar cortante
como o de um tigre numa avidez insaciável.
Nenhuma culpa.

Ao contrário do seis na segunda posição, que significa um homem voltado apenas para vantagens pessoais, a linha na quarta posição refere-se a alguém que, ocupando uma alta posição, aspira por fazer brilhar sua luz. Para isso precisa de ajuda, uma vez que sozinho não poderá alcançar sua elevada meta. Ávido como um tigre faminto, ele sai à procura das pessoas certas. Como não se está trabalhando em proveito próprio, mas para o bem comum, tal empenho não é um erro.

Linha móvel (seis) na quinta posição significa:

Desviar-se do caminho.
Permanecer perseverante traz boa fortuna.
Não se deve atravessar a grande água.

Um homem está consciente de uma deficiência sua. Ele deveria prover alimento às pessoas, mas não tem força para tanto. Assim sendo, ele deve se afastar do caminho habitual para pedir conselho e ajuda a um homem que lhe é espiritualmente superior, ainda que na aparência externa não se destaque. Mantendo-se esta atitude com perseverança, sucesso e boa fortuna estarão garantidos. Mas é necessário permanecer consciente de sua posição dependente. Não se deve procurar pôr sua própria pessoa em destaque nem tentar empreender grandes tarefas, tais como atravessar a grande água.

Linha móvel (nove) na sexta posição significa:

A fonte da nutrição.
A consciência do perigo traz boa fortuna.
É favorável atravessar a grande água.

Aqui se descreve um sábio do mais elevado nível, do qual emanam todas as influências que provêm alimento aos outros. Tal posição implica em grave responsabilidade. Se ele permanecer consciente desse fato, terá boa fortuna e poderá confiante, empreender grandes e difíceis tarefas como atravessar a grande água. Tais realizações trarão felicidade geral, para ele e para todos.

 

Sobre Constantino K. Riemma

Constantino K. Riemma
É autor de diversos textos sobre I Ching, Astrologia e Tarô. Trabalha como Terapeuta há 20 anos utilizando estas linguagens simbólicas como ferramenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *