Home / Significado dos 64 Hexagramas / Hexagrama 26 – O Grande Acúmulo

Hexagrama 26 – O Grande Acúmulo

O Significado do hexagrama 26 do I Ching 'O Grande Acúmulo'

O oráculo

O Grande Acúmulo favorece a persistência correta.
Não comer em casa traz boa sorte.
A época é favorável para atravessar a grande água.

Interpretação

O presságio do oráculo é de firmeza, força, magnanimidade, verdade, glória e resplendor, numa renovação diária de nossa virtude. O desafio consiste em utilizar com lucidez e moderação a força acumulada. Não se trata de uma tarefa banal, pois sabemos que “quanto maior a frente, maior o dorso”, isto é, quanto maior for o poder reunido, maiores serão as oposições e os obstáculos. Nos períodos de tranqüilidade a rotina ajuda a manter a ordem, mas em períodos de acúmulo excepcional de energia, tudo depende da lucidez e habilidade do dirigente.
A boa sorte de “não comer em casa” sugere diferentes possibilidades, conforme o caso: deixar de ser mantido pela família e buscar o próprio sustento em alguma atividade profissional; alargar os horizontes para a expressão de suas habilidades, abandonado os modelos acanhados; expandir as metas e o alcance dos empreendimentos em que se encontra envolvido.
Os tempos são favoráveis à conquista de novos horizontes, à realização das metas para as quais vínhamos nos preparando.

Conselho

O homem nobre, ao agir de acordo com os ensinamentos e a conduta dos antigos sábios, alimenta suas próprias virtudes.

Interpretação

As palavras de sabedoria acumuladas desde a mais remota antigüidade e os relatos dos grandes feitos do passado constituem um tesouro vivo e fonte inesgotável de alimento para desenvolver nosso caráter. Não se trata de um estudo meramente intelectual, mas de exercício prático na busca de uma inspiração mais alta para os nossos atos e empreendimentos na vida.

____________________________________

Linhas móveis

Linha móvel (nove) na primeira posição significa:

O perigo ameaça. É favorável desistir.

Um homem desejaria realizar um vigoroso avanço, mas as circunstâncias lhe apresentam um obstáculo. Ele é contido com firmeza. Se tentasse forçar um avanço, isso o levaria ao infortúnio. Portanto, é melhor controlar-se e esperar até que surja uma possibilidade para dar vazão às forças acumuladas.

Linha móvel (nove) na segunda posição significa:

Os eixos da carroça foram retirados.

Aqui o avanço está contido, assim como na terceira linha do hexagrama 9 – O Pequeno Impedimento. Mas lá a força que obstrui é pequena, resultando num conflito entre o movimento propulsor e a retenção, com a conseqüente perda dos raios das rodas. aqui a força paralisadora é decididamente superior, e por isso não há luta. A pessoa, então, se submete, remove os suportes dos eixos da carroça e limita-se a esperar. Assim ela acumula a energia para um vigoroso avanço futuro.

Linha móvel (nove) na terceira posição significa:

Um bom cavalo que segue a outros.
É favorável ter consciência do perigo e perseverança.
Pratique diariamente a condução da carroça e a defesa armada.
É favorável ter aonde ir.

O caminho se desobstrui. O impedimento passou. Um homem está ligado a uma poderosa vontade, a qual atua no mesmo sentido que a sua própria. Ele avança como um bom cavalo que segue a outro. Mas o perigo ainda ameaça e ele deve permanecer consciente disso para que não lhe roubem a firmeza. Assim, ele deve se exercitar no que lhe possibilita avançar tanto quanto no que o protege contra um ataque inesperado. É aconselhável ter um objetivo pelo qual se aspire.

Linha móvel (seis) na quarta posição significa:

A tábua protetora de um novilho.
Grande boa fortuna.

Esta linha e a seguinte são as que domam as linhas inferiores que desejam avançar. Antes que cresçam os chifres de um touro coloca-se uma tábua protetora na sua cabeça a fim de impedir que, uma vez crescidos, venham a ferir. Prevenir o despertar da ferocidade antes que se manifeste é uma boa forma de domesticar. Assim se atinge um grande e fácil sucesso.

Linha móvel (seis) na quinta posição significa:

As presas de um javali castrado.
Boa fortuna!

A contenção de um impetuoso impulso para avançar é aqui conseguida de modo indireto. As presas do javali em si são perigosas, mas quando a natureza deste é alterada, o perigo desaparece. Assim também não se deve combater diretamente a agressividade dos homens; deve-se, isto sim, extirpar suas raízes.

Linha móvel (nove) na sexta posição significa:

O caminho do céu é alcançado.
Sucesso.

Passou a época da contenção. A força, que se acumulara durante um longo período, em virtude dos obstáculos, abre caminho e alcança grande sucesso. Isso se refere a um sábio sendo honrado pelo governante; seus princípios prevalecem e dão forma ao mundo.

Sobre Constantino K. Riemma

Constantino K. Riemma
É autor de diversos textos sobre I Ching, Astrologia e Tarô. Trabalha como Terapeuta há 20 anos utilizando estas linguagens simbólicas como ferramenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *