Home / Significado dos 64 Hexagramas / Hexagrama 25 – A Integridade (Sem Falsidade)

Hexagrama 25 – A Integridade (Sem Falsidade)

O Significado do hexagrama 25 do I Ching 'A Integridade - Sem Falsidade'

O oráculo

Integridade. Sucesso sublime!
A perseverança é favorável.
Se o homem não é correto, encontrará o castigo
e não lhe será favorável mover-se em qualquer direção.

Interpretação

A retidão – que reúne movimento e força – consegue grandes recompensas, porque sua espontaneidade e integridade estão de acordo com as leis do céu. A questão fundamental que o oráculo nos propõe é a de compreendermos a essência dessa qualidade que se contrapõe a tudo o que é artificial e falso em nossas vidas. Trata-se de uma qualidade sutil, nem sempre muito fácil de reconhecer ou traduzir em palavras: integridade, retidão, inteireza, imparcialidade, autenticidade, inocência, pureza.

Quem estiver inspirado por essa virtude genuína pode empreender o que quiser. Será conduzido por uma certeza intuitiva que o levará naturalmente ao êxito supremo.

Aqueles, porém, que são movidos pela cobiça e que, arrastados pelo egoísmo desenfreado, recorrem à falsidade e à astúcia brutal, não alcançarão seus objetivos e fariam melhor em não sair de onde estão. E o oráculo interroga “Onde irá aquele que se afasta da integridade? Que adianta perseguir algum objetivo quando não existem a proteção e as bênçãos dos céus para os seus atos?”

Conselho

Os antigos reis, ricos em integridade, davam alimentos abundantes e adequados a todos.

Interpretação

Quando temos responsabilidades em relação aos outros, seja no âmbito dos pequenos grupos familiares, seja no dos grandes agrupamentos empresariais ou governamentais, o modelo que o Livro nos oferece é o do estado natural de integridade. Assim, o homem atento, em perfeita harmonia com os ciclos celestes, utiliza sua riqueza interior para atender todas as formas de vida e cultura, oferecendo o alimento adequado no momento oportuno.

____________________________________

Linhas móveis

Linha móvel (nove) na primeira posição significa:

Conduta espontânea traz boa fortuna!

Os impulsos primordiais do coração são sempre benéficos; pode-se segui-los confiante, seguro de que se terá boa fortuna, e os objetivos serão alcançados.

Linha móvel (seis) na segunda posição significa:

Se não pensamos na colheita enquanto aramos,
nem nos resultados do campo quando o preparamos,
então será favorável empreender algo.

Todo trabalho deve ser realizado por seu intrínseco valor, de acordo com o momento e as circunstâncias, e não com vistas ao resultado. Assim, qualquer trabalho frutificará, e tudo aquilo que se empreender terá sucesso.

Linha móvel (seis) na terceira posição significa:

Infortúnio não merecido:
a vaca que foi amarrada por alguém
é o lucro do viajante e a perda do cidadão.

Às vezes o infortúnio ocorre a alguém sem que tenha culpa, como quando um viajante leva uma vaca que se encontra amarrada no caminho. Seu lucro é a perda do dono. Em todas as ações, mesmo as mais inocentes, o homem deve se adaptar às exigências do tempo, pois de outro modo será colhido por um infortúnio inesperado.

Linha móvel (nove) na quarta posição significa:

Aquele que é capaz de perseverar
permanece sem culpa.

Uma pessoa não pode perder o que verdadeiramente lhe pertence, nem mesmo se o joga fora. Assim sendo, não é necessário que se angustie. Deve cuidar somente de permanecer fiel à sua própria essência, e não dar ouvidos aos outros.

Linha móvel (nove) na quinta posição significa:

Não utilize medicamento algum
caso tenha contraído uma doença sem ter culpa nisso.
Ela passará por si mesma.

Um mal inesperado advém do exterior. Se ele não tem origem na natureza da pessoa, nem encontra nela um ponto de apoio, não se deve recorrer a meios externos para eliminá-lo. Deve-se deixar que a natureza siga seu próprio curso, e tudo melhorara por si mesmo.

Linha móvel (nove) na sexta posição significa:

Ação espontânea traz infortúnio.
Nada é favorável.

Quando, numa situação qualquer, ainda não é chegado o momento próprio ao progresso, deve-se esperar com tranqüilidade, sem segundas intenções. Quando se age irrefletidamente, tentando avançar em oposição ao destino, o sucesso não será atingido.

Sobre Constantino K. Riemma

Constantino K. Riemma
É autor de diversos textos sobre I Ching, Astrologia e Tarô. Trabalha como Terapeuta há 20 anos utilizando estas linguagens simbólicas como ferramenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *