Home / Significado dos 64 Hexagramas / Hexagrama 19 – A Aproximação

Hexagrama 19 – A Aproximação

O Significado do hexagrama 19 do I Ching 'A Aproximação'

O oráculo

Aproximação. Sucesso sublime.
A persistência correta traz recompensas.
Ao chegar o oitavo mês, haverá prejuízos.

Interpretação

A aproximação do que é justo e alimentador indica um período de progresso, alegrias e esperanças. O oráculo fala do forte que se aproxima daqueles que se encontram abaixo, para restaurar a ordem e restabelecer as condições normais. Grande sucesso é obtido na retificação das coisas de acordo com a vontade do céu.

Para aproveitar plenamente o período favorável é preciso trabalhar com persistência e correção. Os prazos são definidos e não toleram a displicência e os adiamentos. É bom lembrar que a primavera não dura para sempre.

A possibilidade de infortúnios ocorre para todos aqueles que não se previnem para a sucessão das estações e dos ciclos de vida, quando se inverte a direção das forças. Daí o sinal de alerta para o “oitavo mês”, que no calendário lunar corresponde ao mês de setembro, início do outono no hemisfério norte, o período do ano em que principia o recolhimento das forças criativas.

Conselho

Os ensinamentos do sábio e sua afeição pelos mais jovens são inesgotáveis.

Interpretação

O santo sábio que sustenta e protege todos os homens, sem qualquer distinção ou exclusão, é o modelo que o Livro nos oferece para tratar com a situação que temos pela frente. O dirigente, o líder, deve saber ouvir os bons conselhos e perdoar as falhas dos outros. É esse o caminho para obter um apoio decisivo das demais pessoas envolvidas.

____________________________________

Linhas móveis

Linha móvel (nove) na primeira posição significa:

Aproximação em conjunto.
A perseverança traz boa fortuna.

O bem começa a prevalecer e a encontrar apoio em círculos influentes. Isso é também um incentivo para que pessoas capazes se aproximem. É favorável aderir a essa tendência de ascensão. Porém é preciso não se deixar desviar pela corrente do tempo. É necessário permanecer persistente no bem. Isso traz boa fortuna.

Linha móvel (nove) na segunda posição significa:

Aproximação conjunta. Boa fortuna!
Tudo é favorável.

Quando o estímulo à aproximação vem do alto e o homem possui em seu interior a força e a integridade que tornam prescindíveis as advertências, a boa fortuna se seguirá. Nem deve o futuro ser causa de qualquer preocupação. Ele está consciente de que tudo na terra é transitório e que a cada ascensão segue-se um declínio. Mas não deve deixar que essa lei universal do destino o confunda. Tudo está sendo favorável. Assim, ele percorrerá os caminhos da vida veloz, honesta e valentemente.

Linha móvel (seis) na terceira posição significa:

Aproximação confortável. Nada que seja favorável.
Se o homem chegar a se entristecer por este motivo
ficará livre de culpa.

Um homem avança sem encontrar dificuldades, alcança poder e influência. Mas, por isso mesmo, corre o risco de acomodar-se e, por um excesso de confiança, deixar que uma atitude de cômoda displicência se evidencie no contato com as pessoas. Isso seria certamente nocivo. Mas é possível uma mudança de atitude. Arrependendo-se de sua atitude errônea e assumindo a responsabilidade inerente a uma posição influente, ele se livrará de culpas.

Linha móvel (seis) na quarta posição significa:

Aproximação total. Nenhuma culpa.

Enquanto as três linhas inferiores indicam a ascensão ao poder e à influência, as três superiores mostram a atitude dos homens que ocupam posições elevadas em relação aos subalternos, a quem concedem influência. Aqui se fala de um homem liberal, numa posição elevada, que se aproxima de uma pessoa capaz e a convida para participar de seu círculo de amizades, sem se preocupar com a diferença de classe. Isso é muito favorável.

Linha móvel (seis) na quinta posição significa:

Sábia aproximação. Isto é correto para um grande príncipe.
Boa fortuna.

Um príncipe ou alguém em posição de liderança deve ter a sabedoria de atrair para si homens capazes, exímios na direção de negócios. Sua sabedoria consiste tanto em saber selecionar a pessoa adequada como em evitar interferir, deixando-a livre para agir por si mesma. Pois só mediante tal atitude de reserva se encontrarão as pessoas acertadas, que preencham todos os requisitos.

Linha móvel (seis) na sexta posição significa:

Aproximação magnânima. Boa fortuna.
Nenhuma culpa.

Um sábio, que deixou para trás o mundo, que interiormente já se retirou da vida, pode, em determinadas circunstâncias, decidir voltar mais uma vez a este mundo, aproximando-se dos homens. Isso significa grande boa fortuna para os homens a quem ele instrui e ajuda. Mas também para ele, este ato de magnânima humildade não implica culpa.

Sobre Constantino K. Riemma

Constantino K. Riemma
É autor de diversos textos sobre I Ching, Astrologia e Tarô. Trabalha como Terapeuta há 20 anos utilizando estas linguagens simbólicas como ferramenta.