Home / Significado dos 64 Hexagramas / Hexagrama 14 – Grande Conquista

Hexagrama 14 – Grande Conquista

O Significado do hexagrama 14 do I Ching 'Grande Conquista'

O oráculo

Grande Conquista. Supremo sucesso

Interpretação

O hexagrama inclui também as idéias de Riqueza, Posses, Respeitabilidade, Conquista e Grande Carreira. Significa o prestígio, o respeito e as honras merecidas quando se ocupa um lugar central, importante, e se age de acordo com a vontade dos Céus.

Um líder que reúne força e clareza, graças à sua modéstia desinteressada, proporciona harmonia a todos que se encontram ao seu redor.

Os comentários dos antigos sábios sobre esse oráculo recomendam a importância de seguirmos os desígnios celestes, sem forçarmos qualquer objetivo pessoal. Quem assim o fizer encontrará a inspiração do gesto adequado no momento oportuno. Os ganhos, em todos os níveis, virão como conseqüência natural da firmeza e força aplicada ao bem comum.

Conselho

O homem nobre reprime o mal e promove o bem. Ele obedece à vontade do Céu e executa suas ordens.

Interpretação

Os dons que recebemos devem ser bem administrados. A consciência manifestada revela tanto as luzes como as sombras. O homem que se aplica ao seu crescimento interior aprende a combater o que é nocivo e se dedica na direção do que é bom. Desse modo ele entra em perfeita ressonância com os bens celestes.

____________________________________

Linhas móveis

Linha móvel (nove) na primeira posição significa:

Nenhuma relação com o que é prejudicial.
Não há culpa nisso.
Aquele que se mantém consciente da dificuldade
permanecerá livre de culpa.

Grandes posses, nesse estágio inicial em que ainda não se enfrentaram desafios, não envolvem culpa, pois ainda não surgiram condições que dessem margem a erros. Mas há várias dificuldades a superar. Somente permanecendo consciente dessas dificuldades poderá o homem se manter interiormente livre de possíveis arrogâncias e desperdícios, superando, de início, qualquer motivo de culpa.

Linha móvel (nove) na segunda posição significa:

Uma grande carroça a ser carregada.
Pode-se empreender algo. Nenhuma culpa.

Grandes posses subsistem não somente na quantidade de bens disponíveis, mas principalmente em sua mobilidade e utilidade prática, pois são essas condições que possibilitam seu uso em empreendimentos, evitando embaraços e erros. A grande carroça capaz de receber muita carga e transportá-la a grandes distâncias sugere a existência de ajudantes capazes, com cujo apoio se pode contar e que estão à altura de suas tarefas. Pode-se confiar a esses ajudantes a carga de grandes responsabilidades e isso é necessário em empreendimentos importantes.

Linha móvel (nove) na terceira posição significa:

Um príncipe o oferece ao Filho do Céu.
Um homem mesquinho não poderia fazê-lo.

Um homem magnânimo e liberal não considera suas posses como exclusiva propriedade pessoal, porém as coloca à disposição do governante e do bem público. Assim ele adota uma atitude correta em relação às suas posses, que jamais poderiam perdurar como propriedade particular. Um homem mesquinho é incapaz de semelhante atitude. Grandes posses lhe são prejudiciais, pois deseja conservá-las para si ao invés de ofertá-las.

Linha móvel (nove) na quarta posição significa:

Ele estabelece uma diferença
entre ele próprio e seu próximo.
Nenhuma culpa.

Isso indica a posição de um homem que se encontra entre vizinhos ricos e poderosos. Isso gera perigo. Ele não deve olhar nem para a direita nem para a esquerda, deve evitar a inveja e a tentação de competir com os outros. Desse modo permanecerá livre de erro.

Linha móvel (seis) na quinta posição significa:

Aquele cuja verdade é acessível, porém digna,
terá boa fortuna.

A situação é muito favorável. Conquistam-se os homens não por coração, mas através da sinceridade espontânea, e assim há uma adesão sincera e verdadeira. Porém, a benevolência apenas não é suficiente na época de grandes posses, pois aos poucos a insolência poderia surgir e grassar. Tal surto deve ser contido pela dignidade. Com isso a boa fortuna estará assegurada.

Linha móvel (nove) na sexta posição significa:

Ele é abençoado pelo céu. Boa fortuna.
Nada que não seja favorável.

Na plenitude da posse e do poder ele permanece modesto e honra o sábio que se mantém afastado dos assuntos do mundo. Desse modo ele se coloca sob a benéfica influência do céu e tudo vai bem.
“Abençoar significa ajudar. O céu ajuda ao homem de devoção; os homens ajudam a quem é sincero. Aquele que caminha na verdade e pensa com devoção, reverenciando ainda aos homens dignos, é abençoado pelo céu. Ele encontra a boa fortuna e tudo lhe é favorável”. (Confúcio)

Sobre Constantino K. Riemma

Constantino K. Riemma
É autor de diversos textos sobre I Ching, Astrologia e Tarô. Trabalha como Terapeuta há 20 anos utilizando estas linguagens simbólicas como ferramenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *