Como Interpretar o I Ching

Posted by: Constantino K. Riemma

A compreensão dos símbolos – a arte de interpretar o oráculo do I Ching

Como acontece com todas as linguagens simbólicas – seja astrologia ou I Ching, sejam os textos de ensinamentos religiosos – o grande desafio é o de aplicar mensagens de amplo significado às questões muito específicas que estamos habituados a fazer, tipo “sim ou não”: “será que vai dar certo?”, “estou enganado?”, “posso confiar nessa pessoa?”, “vai demorar ou é prá já?” e assim por diante. Para aprender como interpretar o I Ching é necessário aprendermos a relacionar mensagens de profundidade ao contorno delimitado de nossas preocupações.

O melhor caminho para ganhar experiência é buscar a ajuda de quem tem mais experiência. Quando isso não for possível, podemos recorrer aos amigos que partilham o mesmo interesse e trocarmos idéias. Na verdade, quanto mais utilizamos o I Ching, para nós próprios ou ajudando outras pessoas, tanto mais rápido conseguimos compreender as respostas e confiar nelas. A convivência é a via mais eficaz para a aprendizagem e serve para demonstrar na prática o poder magnífico do Livro.

Como Interpretar o Oráculo do I Ching

Uma dúvida muito comum entre os iniciantes, quando interessados em previsões, refere-se ao tempo em que ocorrerão os prognósticos dados pelo Livro. De um modo geral, podemos considerar que existe uma sequência temporal que começa com o hexagrama inicial, passa pelas linhas móveis e conclui com o hexagrama final.

Com um pouco de prática e à medida que deixamos bem clara a pergunta para nós próprios, aprendemos a identificar qual passagem dos textos se refere ao nosso presente, bem como os textos que poderão ser associados ao desenrolar no tempo. Não existe uma regra fixa para isso: às vezes, o presente é retratado pelo hexagrama inicial, enquanto que o futuro fica indicado pelas linhas móveis e pelo hexagrama final. Outras vezes, no entanto, poderemos reconhecer que o hexagrama inicial e as linhas falam dos antecedentes de nossa questão e que o hexagrama final retrata o presente ou o futuro imediato.

Cursos e sessões de estudo podem ser de grande ajuda no processo de aprendizado. Confira em Cursos de Iniciação.

Conheça a seleção de livros sobre I Ching disponíveis na loja Simbólika.

O artigo ‘Como interpretar o I Ching’ foi publicado originalmente em: 10/07/2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


/