Home / Como Consultar o I Ching / Como Interpretar

Como Interpretar

A compreensão dos símbolos

Como acontece com todas as linguagens simbólicas – seja astrologia ou I Ching, sejam os textos de ensinamentos religiosos – o grande desafio é o de aplicar mensagens de amplo significado às questões muito específicas que estamos habituados a fazer: “será que vai dar certo?”, “estou enganado?”, “posso confiar nessa pessoa?”, “vai demorar ou é prá já?” e assim por diante. É necessário aprendermos a relacionar mensagens de profundidade ao contorno delimitado de nossas preocupações.

O melhor caminho para ganhar experiência é buscar a ajuda de quem tem mais experiência. Quando isso não for possível, podemos recorrer aos amigos que partilham o mesmo interesse e trocarmos idéias. Na verdade, quanto mais utilizamos o I Ching, para nós próprios ou ajudando outras pessoas, tanto mais rápido conseguimos compreender as respostas e confiar nelas. A convivência é a via mais eficaz para a aprendizagem e serve para demonstrar na prática o poder magnífico do Livro.

Como Interpretar o Oráculo do I ChingUma dúvida muito comum entre os iniciantes, quando interessados em previsões, refere-se ao tempo em que ocorrerão os prognósticos dados pelo Livro. De um modo geral, podemos considerar que existe uma seqüência temporal que começa com o hexagrama inicial, passa pelas linhas móveis e conclui com o hexagrama final.

Com um pouco de prática e à medida que deixamos bem clara a pergunta para nós próprios, aprendemos a identificar qual passagem dos textos se refere ao nosso presente. Não existe uma regra fixa para isso: às vezes, o presente é retratado pelo hexagrama inicial, enquanto que o futuro fica indicado pelas linhas móveis e pelo hexagrama final. Outras vezes, no entanto, poderemos reconhecer que o hexagrama inicial e as linhas falam dos antecedentes de nossa questão e que o hexagrama final retrata o presente ou o futuro imediato.

Cursos e sessões de estudo podem ser de grande ajuda. Confira em Cursos de Iniciação.

 

Sobre Constantino K. Riemma

Constantino K. Riemma
É autor de diversos textos sobre I Ching, Astrologia e Tarô. Trabalha como Terapeuta há 20 anos utilizando estas linguagens simbólicas como ferramenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *