Home / Métodos de Sorteio do I Ching / Como consultar o I Ching com varetas

Como consultar o I Ching com varetas

Tutorial para sortear o I Ching com varetas

Nas consultas ao I Ching, a forma tradicional de descobrir qual hexagrama responderá e orientará nossas questões é o sorteio com varetas. Trata-se de um procedimento que utiliza 50 varetas de caule de milefólio ou de bambu. 

É usual a recomendação de que, antes da manipulação das varinhas, sejam elas passadas pela fumaça do incenso.

O processo de sorteio

  1. O primeiro passo no manuseio é separar uma delas e deixar à parte: esta não será mais utilizada até o final do sorteio. Assim sendo, apenas quarenta e nove são usadas no processo de obter a resposta. O número de varinhas deve ser cuidadosamente verificado, pois uma a mais ou a menos alteraria os resultados que têm valores predefinidos.Como sortear o I Ching com Varetas
  2. O consulente coloca o maço com as quarenta e nove varinhas à sua frente Com a mente ligada à pergunta ou, então, o mais vazia possível, estende a mão direita e divide as varetas em dois montes: um à sua direita e, outro, à sua esquerda.Como consultar o I Ching com Varetas
  3. Retira uma varinha da pilha direita e a coloca entre os dedos mínimo e anular da mão esquerda. Em seguida, divide as varetas da pilha esquerda de 4 em 4  até restarem apenas uma, duas, três ou quatro. Essas varinhas que sobraram da pilha esquerda são também seguradas entre os dedos anelar e médio da mão esquerda.Como jogar o I Ching com VaretasO modo original de manipular é segurar as varetas nas mãos e colocar entre os dedos as que restarem das contagens. Muitos consulentes, no entanto, deixam as varetas apoiadas na mesa, o que facilita seu manuseio.
  4. Em seguida, divide as  varetas da pilha da direita, de quatro em quatro, até restarem apenas uma, duas, três ou quatro.  Estas são colocadas entre os dedos médio e indicador da mão esquerda.
    O sorteio do Oráculo do I Ching com Varetas Com a prática, muitos omitem esse contagem, pois uma vez que o sistema esteja bem compreendido, o restante da pilha da direita pode ser deduzido pelo número de varetas que sobraram na pilha da esquerda.
  5. O leitor, agora, tem na mão esquerda um total de cinco ou nove varinhas, isto é, 1 + 1 + 3 ou 1 + 2 + 2  ou 1 + 3 + 1 ou 1 + 4 + 4. Essas varetas são colocadas à sua frente.
    Método de consulta do Oráculo do I Ching com Varetas
  6. O mesmo procedimento [2 a 5] é repetido com as varinhas que sobraram: são novamente amontoadas e, então, repartida em duas pilhas para serem divididas de quatro em quatro. Desta vez, o total de varetas recolhidas será quatro ou oito: 1 + 1 + 2  ou 1 + 2 + 1  ou 1 + 3 + 4 ou 1 + 4 + 3. Essas varinhas são também colocadas à frente, mas separadas do primeiro monte.
    Tutorial para Consultar o I Ching com Varetas
  7. O mesmo processo [2 a 5] é repetido pela terceira vez com as varetas que sobraram. O resultado também será quatro ou oito varetas restantes.
    Sorteio do Hexagrama do I Ching com Varetas
  8. Como conseqüência dessas três contagens, o consulente terá à sua frente as seguintes combinações possíveis: (5 ou 9 varetas) + (4 ou 8 varetas) + (4 ou 8 varetas). Esses três números indicam se essa linha do hexagrama de resposta é  Yang (inteira) ou  Yin (partida). Eles também indicam se nessa posição encontra-se uma linha móvel ou não, conforme indicado na ‘Tabela para o sorteio com varetas’, abaixo.
  9. Após a descoberta da linha na primeira posição do hexagrama, as quarenta e nove varinhas são novamente reunidas e o mesmo processo [descrito de 2 a 8] é repetido para descobrir a segunda linha do hexagrama montado de baixo par cima. Esse procedimento continuará a ser repetido até as seis linhas terem sido calculadas. No total, são seis processos de manipulação, cada qual realizado em três estágios de separação e de contagem das varetas.

Tabela para o sorteio com varetas

Tabela para Sorteio com Varetas

A tabela acima mostra:

  • coluna 1: todas as combinações possíveis de quantidades de varetas que podem ser obtidas nos passos que acabam de ser descritos;
  • coluna 2: as quatro espécies de linhas correspondentes a essas diversas combinações;
  • coluna 3: os nomes desses quatro tipos de linha e
  • coluna 4: o NR ou número ritual associado a cada uma delas.

Conhecer o NR explica a razão pela qual os textos relativos às linhas individuais de cada hexagrama começam sempre com as palavras: “seis na posição x” ou “nove na posição y” porque elas apenas serão consideradas se forem linhas móveis, ou seja, seis e nove são os números que indicam as linhas em transmutação.

Exemplo

Vejamos um exemplo em que a linha de base foi obtida com a contagem de varetas 9+4+4, que indica uma linha Yin. A segunda linha foi Yang  (9+4+8) e assim, sucessivamente, até a sexta e última linha (5+4+4) Yang móvel. Como as linhas móveis se transformam em suas opostas, a Yin móvel (9+8+8) na quarta posição se transmuta em Yang; por sua vez, a sexta linha, Yang móvel passa para Yin.
A resposta do I Ching, neste caso, é dada pelo hexagrama inicial 4. A inexperiência, incluindo os textos relativos às linhas quatro e seis, que finalizará com o hexagrama  40. Liberação.

Exemplo de leitura do sorteio com VaretasTabela dos trigramas

Para se encontrar o número do hexagrama, basta recorrer à tabela que apresenta a combinação dos oito trigramas:

Sobre Constantino K. Riemma

Constantino K. Riemma
É autor de diversos textos sobre I Ching, Astrologia e Tarô. Trabalha como Terapeuta há 20 anos utilizando estas linguagens simbólicas como ferramenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *